Em todo tipo de mercado, há uma grande concorrência por clientes e resultados. Para melhorar as chances da organização de ser bem-sucedida e ter um futuro mais promissor, é necessário ter uma administração atenta e eficiente.

O foco da gestão comercial para atacadistas deve ser um diferencial para ajudar a empresa a vencer em seu ramo de atuação. Com base em um planejamento estratégico sólido e bem traçado, é possível aumentar a competitividade do negócio e garantir melhores resultados.

E para que tudo isso seja possível, algumas dicas e boas práticas de administração voltada para o atacado podem ser usadas no dia a dia da empresa. Por isso, listamos 5 dicas de gestão comercial para atacadistas neste post. Confira!

1. Mapear processos e eliminar falhas

Tendo que lidar com um volume expressivo de números e de processos, uma empresa atacadista tem que conseguir manter a sua rotina em dia. Para ajudar nessa tarefa, a gestão de processos é uma ótima aliada.

Encarando cada atividade cíclica como um processo diferente, ou mesmo parte de um, é preciso avaliar todos os insumos, recursos e resultados que giram na organização. Listando entradas e saídas de cada atividade, fica mais fácil conseguir encontrar tanto os gargalos de produção como também as falhas que causam desperdícios e atrasos.

Assim, uma empresa que cuida bem das suas rotinas diárias consegue melhorar consideravelmente o volume de resultados e também o nível de lucratividade de todo o negócio.

2. Fazer o controle de estoque com muito cuidado

Um dos problemas mais difíceis de se resolver em uma empresa atacadista geralmente é a imobilização de capital. Sem verba disponível para aumentar o giro das operações, a empresa acaba tendo que se limitar.

Uma saída pode ser a tomada de capital externo por meio de linhas de financiamento oferecidas por instituições financeiras privadas ou crédito público. Ainda que seja uma solução, ela necessita de garantias e também não se pode esquecer dos juros que vão corroendo os resultados.

Diante desse cenário, uma boa ideia é voltar os olhos para dentro da organização e conferir como andam os níveis de estoque. Seja de produtos para a venda, seja de material usado na produção e manutenção da operação, estoque sempre significa dinheiro parado.

Ajustar o estoque da melhor maneira possível evita que se gaste com o armazenamento, diminui custos de logística e distribuição e também reduz a área utilizada da empresa, o que pode gerar economia na sua manutenção.

Outra dica importante é fazer uma padronização planejada de produtos e descrições. Pode parecer um detalhe pequeno, mas itens registrados com nomenclaturas diferentes ou especificações imprecisas podem gerar grandes dores de cabeça.

3. Ter uma boa programação de compras

Seguindo ainda o raciocínio do item anterior, a programação de compras está diretamente ligada ao controle de estoque e à possibilidade de gerar economia na gestão comercial, especialmente na atacadista. O objetivo deve ser manter um controle muito bem-feito de entradas e saídas, processos e documentos, para que se consiga enxugar ao máximo os pedidos.

Logicamente, as condições especiais na negociação de volumes maiores devem ser consideradas, mas desde que se tenha feito um estudo prévio dos gastos adicionais de armazenamento e transporte, além de considerar o prazo que esse volume demorará a ser passado adiante.

Além disso, é bom ficar atento aos fornecedores, pois caso os seus pedidos estejam chegando com atraso, não vai adiantar muito a sua programação de compras estar bem planejada. Tudo isso vai depender do nível que a sua organização tem da eficiência operacional e do seu nível de acompanhamento dos pedidos.

4. Automatizar o que for possível

Com muita coisa para ser feita e pouca gente para tanto trabalho, a realidade de grande parte das empresas hoje é uma rotina apertada de trabalho e alguma limitação de mão de obra. Para conseguir compensar o tamanho das equipes e, principalmente, para ter boas chances de manter uma alta produtividade, não há outro caminho que não seja a automatização.

Quanto mais se puder interligar os sistemas e adotar soluções como um bom ERP, menos tempo será gasto com atividades rotineiras e que não agregam tanto valor ao trabalho humano como outras ligadas à inovação, criatividade e relacionamento.

Uma ferramenta de gestão que está bem escolhida e ajustada tem condições de minimizar os erros que seriam cometidos pela operação diária, ainda que repetitiva, de um ser humano. Isso significa processos mais ágeis e muito menos retrabalho

A um grau mais elevado de automatização estão ligados benefícios como velocidade das tarefas e controle em tempo real. Duas vantagens das quais a gestão comercial para atacadistas não pode abrir mão.

5. Conhecer e explorar o potencial dos clientes

Além de olhar para dentro da empresa, é saudável que o gestor também esteja atendo ao que anda acontecendo do lado de fora. Com tecnologias e tendências que se modificam a cada dia, o mercado não pode ser esquecido em momento algum.

Nesse caso, além dos concorrentes, parceiros e outros players do ramo, é fundamental que a organização esteja acompanhando de perto os consumidores. Afinal de nada adianta ter uma ótima gestão, processos ajustados, mas pouca receptividade dos clientes. É preciso manter a produção alinhada com a demanda e isso só será feito se houver um investimento em acompanhamento de mercado e pesquisas.

Se por acaso os compradores estiverem tendendo para outros rumos, quanto mais tempo a empresa demorar a perceber esse movimento e se ajustar à nova rota, maiores também serão as chances de se perder receitas e prejudicar o negócio ainda no curto prazo.

Considerando todas essas boas práticas da gestão comercial, a sua empresa terá condições de se manter no caminho correto dos resultados. Apesar de serem desafios não muito fáceis de serem vencidos, eles serão capazes de trazer mais tranquilidade para o fluxo financeiro e também para os profissionais que estiverem empenhados verdadeiramente no sucesso do negócio.

Agora que você já tem um pouco mais de conhecimentos voltados à gestão comercial para atacadistas, aproveite a oportunidade para ajudar amigos, colegas e contatos: compartilhe este conteúdo em suas redes sociais! É rápido de fazer e fortalecerá a sua posição de profissional atualizado e comprometido com os bons resultados.