Com a transformação digital e a popularização de dispositivos móveis, itens como smartphones são usados para praticamente tudo: entretenimento, automatizar tarefas e até mesmo fazer negócios.

Atentas a essa tendência, empresas rapidamente entenderam que ter um site não é mais suficiente. Desenvolver aplicações mobile é uma ótima forma de se aproximar e estar logo ali, na palma da mão do cliente. 

Afinal, em um cenário ultracompetitivo e volátil, inovar e se adaptar às novas demandas são iniciativas cruciais para o sucesso. Por isso, é preciso apostar em novas ferramentas para se destacar e ser lembrado.

No Brasil, já existem mais de 210 milhões de smartphones ativos — contra cerca de 207 milhões de habitantes. Logo, se o celular já é parte da rotina de praticamente todo brasileiro, nada mais produtivo do que considerar esse mercado em crescimento e desenvolver um app próprio e, assim, reforçar sua presença no mercado e na mente dos usuários.

Quer investir em um diferencial e alinhar sua marca com o futuro? Conheça 5 vantagens dessa solução e saiba o que um aplicativo pode fazer pelo seu negócio! Confira!

1. Otimiza processos

De modo geral, a tecnologia proporciona melhorias e avanços em todos os tipos de negócio e de diferentes maneiras. A praticidade e flexibilidade dos dispositivos móveis facilitam a comunicação e o acesso a dados em tempo real, de qualquer lugar.

Aplicações mobile, em sinergia com outros conceitos como a Internet das Coisas (IoT), permitem a integração de pessoas, equipamentos e processos. Dessa maneira, todos conseguem acompanhar atividades de modo centralizado via internet, bem como identificar erros e propor soluções com mais rapidez.

A incorporação de ferramentas digitais no ambiente corporativo também promove a automação de tarefas. Ou seja, é possível substituir procedimentos manuais e burocráticos por outros realizados em poucos cliques, gerando resultados mais eficientes e contribuindo para a produtividade da equipe.

2. Reduz custos

Com a otimização de processos, a redução — em alguns casos até mesmo a eliminação — de falhas, desperdícios, retrabalho, problemas críticos, entre outros assuntos semelhantes é expressiva.

Como reflexo, é possível notar a diminuição de custos. Muitos gastos em empresas são “fantasmas”, o que significa que dificilmente são percebidos com clareza. Excessos, recursos mal aproveitados e horas extras que não são de fato necessárias são exemplos de aspectos que comprometem o faturamento.

Com etapas operacionais mais eficazes e rápidas, as rotinas são simplificadas e as despesas nos setores tendem a diminuir.

3. Aproxima e fideliza clientes

Um dos maiores ganhos do investimento em aplicações mobile é a possibilidade de aprimorar o relacionamento com os clientes e estreitar os laços com eles. Como mencionamos, é fato que as pessoas, hoje em dia, passam horas conectadas em seus celulares.

Assim, estar presente na tela do smartphone delas é uma grande vantagem, além de ser um valioso instrumento de fidelização. Aplicativos apresentam diversas funções que viabilizam maior interação com o usuário. É possível apostar no envio de promoções, campanhas, notificações e mensagens variadas pelo app.

Basicamente, a marca pode falar direto com o cliente e conhecer melhor seu público — e, desse jeito, descobrir o formato e a linguagem mais relevantes para se comunicar falar com ele.

 

 

 

 

 

4. Aprimora o atendimento e experiência do usuário

Muito se fala atualmente sobre a importância da experiência do usuário. Em linhas gerais, diante da infinidade de conteúdo e redes online, empresas necessitam, cada vez mais, otimizar o layout de seus sites e demais canais de atendimento.

Contrário, o cliente em potencial pode desistir de navegar em suas páginas e buscar o que deseja em outra fonte. Nesse sentido, um app corporativo é um excelente recurso para tornar essa experiência mais envolvente, significativa e rica.

Em um aplicativo, sua empresa consegue reter um público realmente interessado no seu produto ou serviço — diferentemente dos muitos que chegam ao site — e, por isso, promover uma interação mais qualificada.

Dependendo do segmento do negócio, pode-se adiantar os primeiros estágios de atendimento no caso de dúvidas ou problemas. Além disso, também é válido oferecer vantagens para quem baixa o app, como o acesso a conteúdo exclusivo e prêmios.

5. Permite monitoramento de dados e estatísticas 

A inteligência de dados transformou a forma como as empresas lidam com o grande volume de informações que ela gera. Se antes muitos desses dados passavam despercebidos, hoje eles fazem parte da estratégia de negócio.

O uso de aplicações mobile ajuda para que a comunicação e o fluxo de informações sejam centralizados em um único espaço, favorecendo a coleta, mineração e interpretação de dados. Com isso, a geração de relatórios e gráficos qualificados e relevantes é facilitada.

Nesse ponto, empresas que já adotam softwares de gestão como o ERP (Enterprise Resource Planning, em português é conhecido como Sistemas de Gerenciamento Empresarial) para otimizar o controle de dados e processos podem potencializar o uso dessa ferramenta — abastecendo-a com informações ainda mais proveitosas.

Dessa forma, o entendimento sobre a performance da instituição é mais profundo, pois a análise de dados viabiliza a identificação ágil de pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidades, colaborando para uma tomada de decisão mais embasada e segura. 

Outro benefício que um aplicativo corporativo apresenta é fornecer conhecimentos sobre o público que a concorrência não tem. Isso acontece porque, cada vez que um usuário faz download do app, você coleta informações preciosas sobre ele como localização, hábitos de consumo, preferências, impressões sobre seu produto ou serviço, períodos de maior acesso, entre outros.

Essas noções vão, sem dúvidas, contribuir para que o planejamento estratégico da marca seja mais acertado e a criação de conteúdo e soluções seja mais focada nas necessidades do público, elevando as chances de sucesso.

Em suma, adotar aplicações mobile é uma maneira muito eficaz de fortalecer e valorizar a marca de uma organização. Aos olhos do cliente, uma empresa que decide fazer esse investimento é moderna e preocupada em proporcionar conforto e uma experiência satisfatória para seus consumidores. Sendo assim, ele sente mais confiança e tende priorizar a instituição na hora de voltar a fechar um negócio.

Entendeu por que as aplicações mobile são fundamentais para o crescimento do seu negócio e fidelização de clientes? Então, continue se informando e saiba quais são os 6 canais de relacionamento com o consumidor mais importantes.