Ficou Interessado?

Blog

7 benefícios do ERP para gestão financeira

A correta gestão dos recursos financeiros é crucial para o sucesso de qualquer negócio, permitindo-o atuar de maneira lucrativa, sustentável e livre de dívidas. Nesse sentido, um bom ERP para gestão financeira é um grande diferencial.

Grosso modo, o Enterprise Resource Planning (ERP) é um software de gestão que funciona como a espinha dorsal das operações. Ele registra todos os investimentos, entradas e saídas, bem como garante a integração das diversas áreas da empresa.

Reunimos uma série de informações sobre o assunto e algumas dicas acerca dos benefícios do ERP para gestão financeira. Continue e fique por dentro do tema!

1. Modernização do setor financeiro

Como explicado, o setor financeiro é crucial ao sucesso empresarial, então é preciso se manter na vanguarda do mercado e usar as diversas tecnologias a seu favor. Nos dias atuais, essa demanda é ainda maior, graças à forte transformação digital.

Manter as operações financeiras no modo “manual”, com planilhas no Excel ou sistemas obsoletos, é um grande problema. Além de perder competitividade, é provável que o setor tenha menor segurança, inovação e eficácia no que é feito.

Os atuais softwares de gestão, por outro lado, agregam modernidade às operações financeiras. É possível, por exemplo, acessar os principais dados na nuvem, automatizar processos tradicionais e garantir maior agilidade no que está sendo feito.

2. Automatização do fluxo de caixa

O fluxo de caixa consiste na representação de todas as entradas e saídas financeiras da empresa. É, sem qualquer dúvida, uma das tarefas mais importantes para a área financeira, garantindo maior previsibilidade e estabilidade ao setor.

O ERP para gestão financeira permite que o fluxo de caixa seja automatizado, isto é, demande um menor envolvimento humano para sua correta execução. O profissional da área financeira fica limitado a incluir as informações no sistema.

De modo automático, o software gera projeções, gráficos e relatórios correlacionados ao controle do caixa. E mais, garante que as informações sejam compartilhadas com pessoas e áreas previamente autorizadas, aumentando a eficiência no que é feito.

3. Aumenta a eficiência do planejamento financeiro

O planejamento financeiro é outro ponto que deve ser considerado. Ele é crucial para garantir que certos objetivos, correlacionados à área financeira, sejam atingidos com o máximo de eficiência e em menor tempo. Então, todo o negócio é beneficiado.

Para arquitetar um bom plano, no entanto, é preciso de informações verídicas e volumosas. Elas podem subsidiar uma visão mais sistêmica para o gestor, assim como otimizar a tomada de decisões. Esses dados são extraídos do sistema ERP.

De relatórios de vendas a demonstrativos de pagamentos, há uma série de informações que podem ser facilmente obtidas do software de gestão. Isso implica um planejamento mais estratégico, seguro e baseado em dados concretos da empresa.

4. Segurança no acesso às informações

Manter informações financeiras em planilhas ou livros de registro pode ser um problema, afinal, há uma grande insegurança. Grande parte das informações são confidenciais, então é necessário arquivá-las adequadamente.

Ao manter os dados em prateleiras ou arquivos de fácil acesso, eles podem ser consultados sem prévia autorização, perdidos ou destruídos de forma intencional. Isso pode resultar em grandes problemas, do ponto de vista estratégico e tributário.

O software de gestão permite que muitas informações sejam salvas em servidores externos, que só podem ser acessados com login e senha. Com isso, a segurança é aumentada significativamente, uma vantagem para o setor financeiro.

5. Flexibilidade na análise e gestão

Os modernos softwares funcionam em nuvem, por isso são chamados de plataforma. Eles podem ser acessados pela própria internet, de qualquer horário e local. Também são extremamente flexíveis quanto aos dispositivos, é possível usar o smartphone ou o tablete para acessar o banco de dados, por exemplo.

Essa flexibilidade facilita, em muito, a vida do profissional da área financeira. Hoje, muitas tarefas já são realizadas fora da empresa e algumas equipes têm a necessidade de trabalhar remotamente.

A partir do momento em que é possível acessar as informações de fora da empresa, remotamente, os gestores também têm maior liberdade de atuação. É possível realizar análises de casa, gerenciar tarefas em reuniões externas e aumentar a produtividade.

6. Maior integração com outros setores e áreas

A organização é um organismo complexo e interconectado. Os diversos profissionais, áreas e departamentos devem trabalhar com sinergia, confiança e alinhamento para que objetivos genéricos se tornem táteis. Logo, é preciso de integração.

Nesse contexto, é preciso que o setor financeiro compartilhe muitas de suas informações com outras áreas, o que nem sempre é possível — especialmente quando o sistema usado é obsoleto ou quando as informações estão salvas em planilhas.

Com o ERP, esse problema é facilmente eliminado. Ao estabelecer as informações e as permissões adequadas, é possível manter todos os outros interessados por dentro das finanças organizacionais. Essa integração é um grande benefício para todos.

7. Redução de erros e problemas financeiros

Imagine a quantidade de erros e problemas que têm relação com a atividade financeira. Sem dúvida, são muitos. Essa é uma área crítica da empresa, por essa razão é preciso ter atenção e buscar mitigar ao máximo os equívocos.

Pequenos erros numéricos nos relatórios podem significar decisões e estratégias totalmente diferentes. Falhas no lançamento de notas ou recebíveis têm impacto nos tributos pagos, reduzindo a margem de lucro. São apenas alguns exemplos.

A ideia é contar com um software que ajude a automatizar grande parte das tarefas, apontar erros e reduzir o número de falhas humanas. Isso gera maior competitividade, menores custos e maior eficácia nas tarefas da área financeira.

Como pôde observar, são muitos os benefícios. É possível destacar a modernização do setor, a automação de tarefas, o aumento da flexibilidade no acesso às informações e a integração com outros setores. Para tanto, é crucial escolher e implementar um software de gestão de qualidade na empresa.

Gostou do conteúdo e entende os benefícios do ERP para gestão financeira? Agora, aproveite para entrar em contato com a nossa empresa e conhecer o ERP Pirâmide. Ele incorpora o que há de mais moderno e, certamente, otimizará seu processo gerencial.

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber