O setor contábil lida com tarefas cada vez mais complexas e urgentes, por isso deve estar conectado a todas as outras áreas da empresa e ter informações suficientes para decidir com eficácia. Nesse contexto, o ERP para contabilidade ganha destaque!

Do inglês Enterprise Resource Planning, o ERP consiste em um software que funciona como a “espinha dorsal” da empresa, conectando setores e centralizando tecnologias. Especificamente para a área contábil, o software facilita o acesso às informações, garante eficiência nos processos, automatiza tarefas e aumenta a segurança.

Quer descobrir mais sobre o assunto? Entender os verdadeiros benefícios do ERP para contabilidade? Então continue a leitura do artigo que criamos para você. Vamos lá!

Automação de tarefas e relatórios

Há uma obsessão cada vez maior pela eficiência. O objetivo é fazer mais com menos e atingir grandes resultados. Isso gera empresas mais competitivas, rentáveis e escaláveis, além de ser uma grande vantagem para os setores, em especial o contábil.

Na contabilidade, há uma série de atividades que podem ser automatizadas para aumentar a eficiência operacional, a exemplo do registro de entradas e saídas, indicadores de desempenho e demonstrativo do resultado do exercício (DRE). O setor pode gastar horas nessas tarefas, o que é feito em poucos minutos com o software.

A verdade é que essa é uma forte tendência para o futuro. O ERP automatiza e facilita a execução das tarefas diárias. Então, negócios e setores que não se adaptarem estarão perdendo competitividade, eficiência e boas chances de se sobressaírem à concorrência.

Segurança da informação financeira

A contabilidade lida com arquivos importantíssimos à empresa, que devem ser guardados por anos ou até décadas. Mesmo assim, muitas vezes, deixa os documentos em depósitos precários, que oferecem pouca ou nenhuma segurança às informações.

Informação é poder. Em mãos erradas, pode ser um perigo para a empresa e uma forte “arma” para a concorrência. Além disso, a perda de um arquivo importante pode custar caro, cabendo até imposição de multas pelo governo. Um ERP ajuda a eliminar esse problema, garantindo que notas e arquivos sejam salvos na nuvem.

Em outras palavras, os papéis físicos serão digitalizados e salvos na própria internet, onde apenas o responsável pelo setor contábil ou pessoa autorizada tenha acesso. Isso também garante agilidade, visto que os documentos serão acessados em segundos.

Inteligência de dados e estratégias

O setor contábil tem papel importante na formulação da estratégia da empresa. Ele sabe da situação financeira e tributária atual da firma e, melhor do que qualquer outro setor, pode fazer projeções para o futuro e ajudar a formular boas estratégias.

Com o software ERP, o grande diferencial está na inteligência dos dados. O setor contábil pode ter acesso com mais agilidade às informações, fazer cruzamentos e gerar relatórios que subsidiem a estratégia consistente. Em outras palavras, fica muito mais fácil criar táticas bem-sucedidas, que considerem o status quo.

A falta de inteligência nos dados pode resultar na estratégia mal sucedida, realmente fracassada. Isso se deve ao fato de que o plano não está adequado à realidade da empresa e do setor contábil, deixando de considerar ameaças e fraquezas específicas.

Integração de departamentos

O setor contábil não é uma ilha isolada do mundo. Na verdade, está em constante contato com outros setores, por exemplo, o financeiro ou o de venda. Assim, garante que os processos sejam bem feitos e que ótimos resultados sejam alcançados.

Nesse quesito, o ERP para contabilidade ganha a função de conector. O software facilita o diálogo entre a contabilidade e as demais áreas da empresa. Com o setor de vendas, por exemplo, facilita o envio de feedbacks sobre a retificação de dados dos clientes para emissão de nota fiscal.

A falta dessa integração pode ser um grande problema à contabilidade, pois torna as tarefas mais demoradas que o necessário e gera ineficiência. Além disso, faz com que os problemas demorem a ser solucionados, criando dificuldades ainda maiores.

Otimiza a tomada de decisões acertadas

Algumas pesquisas indicam que um adulto normal faz cerca de 35 mil escolhas por dia, sendo muitas no trabalho. Portanto, há muitas decisões que são tomadas pelos profissionais do setor contábil, algumas tão importantes que dão rumo ao negócio.

É preciso de informações volumosas e verídicas que subsidiem as boas decisões. Sem elas, a visão do problema é parcial e disfuncional, logo, dificilmente leva à melhor escolha. Nesse sentido, o ERP também é uma grande ajuda. Ele facilita o levantamento de indicadores e médias de desempenho, essenciais à tomada de decisões acertadas.

Entre os principais dados, é possível destacar: receita total, margem de lucro, tíquete médio, mark-up no preço da venda, ativos e passivos de curto prazo, entre outros. Assim, fica mais fácil decidir com eficácia, bem como garantir o alcance dos objetivos.

Modernização do setor contábil

Por fim, é preciso destacar o benefício da modernização do setor contábil da firma. Justamente por lidar com um grande volume burocrático, é preciso apostar em tecnologias modernas e funcionais, que facilitem e agilizem o que está sendo feito.

O ERP para contabilidade é o primeiro passo para a modernização, permitindo que o setor opere em nuvem, automatize processos e tome decisões com base em dados. O software também funciona como um centro de comando, no qual novas tecnologias, como o Big Data e o Business Intelligence, poderão ser integradas e gerenciadas.

Se o setor não for modernizado, poderá ficar para trás. Outros setores, como o de vendas e gestão de pessoas, já contam com tecnologia de ponta e usam esse recurso para atuação estratégica e bem-sucedida. A contabilidade deve fazer o mesmo.

Como é possível observar, há muitos benefícios do ERP para contabilidade. Um bom software automatiza tarefas, gera segurança na informação e inteligência nos dados, além de aperfeiçoar as decisões diárias e modernizar o departamento.

Para escolher um ótimo software ERP, é crucial encontrar um bom fornecedor. Então, busque por avaliações e casos de sucesso de quem usou o sistema, também verifique se o fornecedor oferece a implementação necessária e se o suporte é completo.

Gostou do artigo e entende a importância do ERP para contabilidade? Aproveite para continuar aprendendo. Leia nosso artigo sobre sistema de gestão integrada e sua implementação. Vamos lá!