Ficou Interessado?

Blog

Como fazer uma boa gestão de serviços terceirizados?

A terceirização pode ser o caminho que a sua empresa procura para obter melhores resultados. Entretanto, para que essa solução realmente se apresente como um diferencial é preciso mais do que simplesmente reconhecer seu valor: é necessário ter uma estratégia para que cada medida seja realizada de maneira a atender os interesses corporativos em termos de metas.

Como fazer isso? Neste texto apresentaremos algumas dicas de gestão de serviços terceirizados que podem ajudar você nesse processo. Fique atento a elas e comece a fazer da possibilidade de terceirizar setores um diferencial importante para o seu empreendimento.

Quais são os benefícios da terceirização?

Otimização de tempo dos gestores e da equipe

Quando as atividades são repassadas para empresas prestadoras de serviço, uma primeira vantagem da companhia que terceiriza é ter uma redução da carga de trabalho, podendo dividir responsabilidades e profissionalizar processos.

Isso favorece o gerenciamento de capital humano, permitindo que a equipe tenha uma atuação mais estratégica ao aliviar um pouco das ações burocráticas do dia a dia.

Melhoria na qualidade dos serviços com mão de obra especializada

Se você tiver ao serviço de sua empresa profissionais capacitados para desenvolver as atividades necessárias, certamente o seu negócio terá como progredir. E é isso o que a terceirização oferece: profissionais bem treinados, especializados e com experiência para lidar com as necessidades de sua área.

Isso é ainda mais importante para tarefas que exigem um grau mais alto de especialização, como as que são regulamentadas por legislações complexas e que têm normas técnicas de difícil assimilação.

Nesse caso, transferindo serviços você não precisa se preocupar com treinamentos internos e outras exigências para manter sua equipe atualizada.

Economia na montagem da equipe e compra de equipamentos

Ao contratar uma empresa que atua especificamente em um determinado setor você transfere para ela as obrigações relacionadas à estrutura necessária para a realização da atividade em questão.

Imagine o gasto para a sua empresa comprar determinados equipamentos e até para ter acesso aos profissionais de mais alto nível do mercado. Considerando todos os setores, isso pode representar uma dificuldade a mais para o empreendimento.

Empresas que prestam serviços conseguem montar sua equipe com maior facilidade, pois podem ratear suas despesas com seu conjunto de clientes e, assim, oferecer a eles o máximo em termos de qualidade, tanto em relação a recursos quanto a profissionais.

Flexibilização do negócio e possibilidade de expansão

Com a terceirização, sua empresa pode agir com foco no core business, reduzindo custos e tendo nos seus procedimentos internos um diferencial, pois cada colaborador poderá atuar de maneira compatível com interesses específicos da gestão. Isso sem que as atividades terceirizadas sejam prejudicadas, pois estarão sob responsabilidade de empresas especializadas nelas.

Outro aspecto fundamental: independentemente do que acontecer com o seu negócio, com a terceirização você não precisa se preocupar se a sua organização terá estrutura para lidar com a adequação das diferentes operações em relação às exigências do mercado, pois tendo boas empresas como parceiras, essa adaptação torna-se facilitada.

Quando é o momento certo de contratar serviços terceirizados?

A resposta é muito simples: quando você sentir que existe a necessidade de potencializar os resultados da sua empresa, seja quando o desempenho está abaixo do esperado, ou quando a companhia precisa render mais.

O ideal é detalhar as necessidades que o seu empreendimento apresenta, a ponto de saber quais são as tarefas que podem ser aperfeiçoadas se transferidas para uma equipe especializada. Em função disso, sua empresa tem como estimar se a busca por um serviço terceirizado pode trazer resultados melhores.

Na maioria das vezes, a terceirização é uma solução válida, mas ela deve ser adotada de maneira criteriosa, ou seja, sempre em função da sua demanda real. Sendo assim, procure fazer uma análise a respeito do seu negócio, se possível, contando com recursos aptos para mensurar melhor os procedimentos. Dependendo do resultado, invista.

Quais tipos de serviços são boas opções para investir?

Tudo depende das suas necessidades. Existem empresas qualificadas para oferecer os mais diferentes serviços. Por lei, é possível terceirizar tanto atividades-meio quanto atividades-fim, ou seja, mesmo naquela que é a atividade principal da sua organização você pode procurar alternativas para aprimorar os processos.

Sendo assim, setores tradicionais, como de limpeza, alimentação, medicina do trabalho e contabilidade, costumam ser transferidos para empresas que oferecem esse serviço com um know-how que, na maioria das vezes, as companhias não especializadas nas áreas não conseguem conquistar.

Da mesma forma, você pode contar com soluções mais estratégicas para o interesse de sua empresa. O departamento pessoal, por exemplo, quando transferido, pode facilitar a ação de sua equipe de RH em relação aos objetivos da companhia, tirando de seus funcionários boa parte das tarefas operacionais que pouco contribuem com interesses maiores da organização.

Também é possível contar com soluções voltadas para o estoque. Empresas especializadas em armazenar produtos permitem a você readequar seus espaços com segurança, controle e economia.

Serviços administrativos também podem ser aperfeiçoados com a terceirização. Recepção, assistência jurídica, entre outros, permitem que sua empresa economize com profissionais que demandam custo e tempo de gerenciamento.

Soluções logísticas, plataformas e softwares

A tecnologia deve ser uma aliada nos diferentes processos que fazem parte da rotina da sua empresa, seja direta ou indiretamente. Nesse sentido, além de ter as ferramentas adequadas, é preciso também conferir se a terceirizada conta com os recursos mais modernos para realizar os procedimentos com a eficácia necessária.

Hoje, já existem alternativas que permitem dinamizar os processos e trazer facilidades para seu controle. É o caso de sistemas de gestão empresarial que, quando qualificados, permitem incorporar processos e fazer um controle mais efetivo das diferentes operações empresariais. Da mesma forma, plataformas capazes de automatizar ações são fundamentais para quem deseja assumir a responsabilidade por serviços e garantir a qualidade no cumprimento de tarefas.

Além disso, mesmo terceirizando departamentos você ainda pode contar com ferramentas para mensurar a qualidade deles. Ferramentas de gestão permitem o acompanhamento de diferentes projetos associados a indicadores de qualidade, seja de produtos, de serviços ou de processos.

Enfim, terceirizar serviços pode ser a solução que você procura para criar uma nova realidade para a sua empresa. Considere essa alternativa e se prepare para os resultados!

Gostou de saber mais sobre gestão de serviços terceirizados? Então, compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais. As informações podem ser úteis para eles também!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber