Em qualquer empresa, não é apenas em relação à sua atividade-fim que o gestor deve se preocupar. Existe uma série de elementos que envolvem questões secundárias que são de fundamental importância para que o empreendimento seja bem-sucedido.

Do contrário, o crescimento será inviável. É nessa lógica que cabe ao gestor considerar soluções para tornar a organização do negócio mais simplificada, sem abrir mão da qualidade dos processos.

Nesse sentido, um software ERP (Enterprise Resource Planning, em português “Planejamento de Recursos Empresariais”) pode ser o que a sua empresa precisa para aperfeiçoar a gestão. Mas você sabe quais são os benefícios dele para cada setor do empreendimento? É isso o que você vai conferir agora.

No setor de finanças

Do ponto de vista financeiro, com um sistema ERP, você tem como impulsionar o aumento da lucratividade da empresa em conformidade com as regras da organização. O sistema permite a otimização das principais operações financeiras do empreendimento.

Quando a sua empresa consegue integrar os processos financeiros e contábeis, ela passa a tornar mais facilitado o gerenciamento dos gastos, bem como de recursos e relatórios financeiros, otimizando o tempo e fazendo com que a sua realidade financeira deixe de ser tão burocrática.

Com um software de gestão, é possível integrar diferentes setores de um empreendimento, tendo um canal único de informação. Assim, dados relativos a frente de caixa e vendas, controle de estoque e tudo o que pode ser útil no que diz respeito ao planejamento das estratégias de mercado estarão disponibilizados de maneira mais organizada e intuitiva.

É no detalhamento do trabalho com as informações que esse benefício se torna mais interessante. A maior precisão que os relatórios oferecem permite ao gestor informações que facilitam o planejamento e o ajuste do setor financeiro em relação a controle de gastos e redução de custos.

No setor de vendas

Para as vendas, o ERP pode trazer benefícios excelentes para uma empresa. Esse mecanismo permite maior controle da organização que envolve todo o processo. Com ele, é possível garantir que tanto as notas quanto os cupons fiscais estejam em dia com as legislações que os regem.

Além disso, como o software permite a reunião de um grande número de informações e avalia dados com maior eficácia, ele pode servir como um recurso para tornar os processos mais eficientes dentro da empresa. Isso porque, para que as vendas tenham como ser realizadas da maneira adequada, é preciso que tudo o que envolve o estoque seja devidamente organizado e categorizado.

Isso tem a ver com uma série de elementos, como a compra de produtos, o contato com fornecedores, o funcionamento da logística de entrega e armazenamento, a venda propriamente dita, entre outras ações. Quando ocorrem falhas em qualquer uma dessas etapas, a empresa pode sofrer prejuízos ao ver toda a sua cadeia produtiva sendo afetada.

É nessa lógica que o ERP tende a ser útil para o setor de vendas. Ele oferece à gestão informações precisas sobre a renovação de estoque, apontando quais são os produtos que despertam maior atenção quanto à reposição, entre outros pontos estratégicos fundamentais para garantir que o processo ocorra sem problemas.

No setor de Recursos Humanos

Dentro de uma empresa, o RH tem papel fundamental, pois esse é o setor que lida com diferentes departamentos e cargos, devendo considerar variadas obrigações legais e atuar em processos que envolvem o aperfeiçoamento da gestão de pessoas.

Nesse sentido, é preciso que questões como armazenamento, análise e uso das informações relativas aos Recursos Humanos sejam trabalhadas de maneira criteriosa, para que a tomada de decisão estratégica da organização encontre no RH um aliado importante.

Um ERP permite a integração das informações de forma que os processos, antes burocráticos, passem a acontecer de maneira eficiente e constante, dando dinamismo ao RH. Além disso, ele permite que a equipe trabalhe com relatórios capazes de dar maior profundidade à atuação do setor.

Com o ERP, uma empresa consegue um aliado importante em um momento de necessidade de adaptação ao eSocial e do cumprimento de diferentes obrigações legais.

Um outro detalhe está na criação do RH estratégico, uma busca constante das empresas. Com uma tecnologia que permite a geração de análises que facilitam a tomada de decisões pela gestão e a otimização dos recursos empresariais, o ERP surge como ferramenta fundamental na criação do RH estratégico.

Além disso, é preciso destacar a diminuição da quantidade de tarefas manuais com o uso do sistema, o que também permite que os profissionais direcionem sua ação para atividades mais estratégicas.

No setor de Tecnologia da Informação

O profissional que atua no setor de TI pode se beneficiar da economia de tempo e da facilidade na coleta de dados oferecidos pelo ERP. O motivo disso é que o software oferece informações centralizadas e de fácil acesso, contribuindo com o ganho de produtividade na empresa.

No que diz respeito à coleta de dados, o ERP oferece ao profissional de TI a possibilidade de pular a etapa inicial dos procedimentos que envolvem a busca por todas as informações necessárias em cada setor da empresa para ir direto à etapa de atuar no controle dos processos internos dela. Isso gera agilidade em sua atuação e costuma trazer melhores resultados para a companhia.

Além disso, ao ter o ERP como aliado, o profissional de TI também pode reduzir tarefas manuais, principalmente aquelas que costumam ser mais repetitivas, fazendo com que seu desgaste seja menor no dia a dia, e sua atuação, mais eficaz para os objetivos da organização.

Visão geral

No geral, o que o ERP oferece para um empreendimento é um controle unificado de diferentes áreas da empresa, permitindo aos responsáveis lidar com as informações provenientes de cada setor usando um único sistema.

São benefícios que permitem ao gestor criar um diferencial importante para a execução de sua atividade. Além de unificar a gestão, o ERP possibilita também reduzir os erros, por se tratar de uma ferramenta que se baseia na racionalidade.

Outro benefício fundamental para dar competitividade à empresa envolve a tomada de decisão. Com a reorganização dos processos da companhia feita de maneira criteriosa, as informações que chegam ao gestor tornam-se mais precisas, dando a ele condições de embasar as ações futuras em dados confiáveis.

Enfim, se você procura uma solução que permita maior eficiência, agilidade e sucesso nos processos de sua empresa, então é hora de considerar o ERP.

Agora que você já conhece os benefícios de um software ERP, passe a saber tudo sobre ele.