O nível de produtividade em algumas empresas é bem abaixo do ideal. De acordo com estudo, só 39% do expediente é realmente produtivo. Esse problema coloca em risco o negócio e gera desvantagem. Logo, é crucial uma plataforma de produtividade.

As plataformas estão ajudando a impulsionar grandes conquistas, afinal, facilitam a gestão dos recursos humanos e materiais. Além disso, contribuem para a medição dos indicadores de desempenho, análise dos objetivos principais e dos recursos investidos.

Sabemos da importância do assunto, por isso criamos esse artigo. Hoje, você vai descobrir o que é uma plataforma de produtividade e quais são seus benefícios. Continue a leitura!

O que é a plataforma de produtividade?

Em um sentido mais amplo, a plataforma de produtividade é uma ferramenta digital que facilita a gestão dos recursos da empresa e, portanto, contribui para a entrega de melhores resultados. Com a chegada da indústria 4.0, está ainda mais em voga.

Imagine um sistema de gestão personalizado. O ERP possui uma série de funções que, quando somadas, tornam a administração muito mais prática e eficaz, além de facilitar a conquista de grandes resultados. Por outro lado, a falta de um sistema de ponta poderia tornar as operações mais demoradas, falhas e mitigar a produtividade.

Há outros sistemas que podem se encaixar como plataformas de produtividade, como softwares de gestão de processos (BPM) e administração de projetos (EPM). Com eles, é possível fazer um trabalho melhor e arquitetar um negócio muito mais competitivo.

Como funciona uma plataforma de produtividade?

Hoje, não há muitas desculpas para deixar o trabalho desorganizado e perder tempo com o que menos importa. Todo gestor tem ao seu alcance plataformas que podem ajudar a melhorar a sua performance e, então, o desempenho da empresa onde atua.

O funcionamento de uma plataforma de produtividade pode variar bastante de acordo com cada ferramenta. Mas, em geral, ela recebe, organiza e disponibiliza informações cruciais à boa gestão. Além disso, ajuda na automação de algumas tarefas — como a geração de relatórios e indicadores — facilitando o trabalho do gestor.

Imagine um sistema de gerenciamento de armazém (Warehouse Management System — WMS). Ele recebe as informações de produtos que estão em estoque, classifica essas informações e as apresenta de modo mais funcional aos usuários do WMS. Além disso, gera gráficos e indicadores que permitem aos gestores decidirem e agirem com eficácia.

O fato é que, sem uma plataforma de produtividade, o trabalho seria mais demorado e impreciso do que é. Portanto, cabe a cada gestor fazer um bom uso dessa ferramenta!

Como uma plataforma de produtividade pode ajudar minha empresa?

Essa é uma dúvida recorrente e há múltiplas respostas a ela. A plataforma de produtividade contribui para modernizar o negócio, bem como alinhar o time e reduzir o número de erros diários. Todos esses fatores ajudam não só a empresa, como também seu público de interesse. Entenda melhor:

Transição para a indústria 4.0

Vivemos um novo período de revolução industrial. As atuais tecnologias são realmente avançadas e podem automatizar boa parte do trabalho. Empresas que não se adaptam a essa realidade correm o risco de deixar de existir, pois perdem em competitividade.

Powered by Rock Convert

Nesse sentido, uma plataforma de produtividade não ajuda apenas no desempenho no trabalho, mas também na adaptação às novas realidades do ambiente externo, que está em constante mudança. Se tudo está mudando, a empresa deve estar preparada.

Mesmo áreas tradicionalmente operacionais, a exemplo do RH, estão reformulando suas atividades. Segundo relatório da Deloitte, aproximadamente 56% das empresas estão reformulando suas práticas de RH para aproveitar ferramentas digitais.

Maior alinhamento da equipe

A tecnologia também ajuda no alinhamento da equipe de trabalho. Infelizmente, os profissionais nem sempre atuam em sintonia e deixam a desejar no que fazem. Ao entrevistar 38 mil profissionais, a Microsoft descobriu que cerca de 17 horas semanais são improdutivas no trabalho — a falta de direção é um dos principais motivos.

Plataformas de produtividade facilitam a comunicação interna e, assim, munem o time de um maior senso de direção. Todos podem entender o que fazer, quando fazer e como fazer. Logo, a falta de direção não é mais razão para o baixo desempenho, permitindo que o gestor cobre por resultados que levem o negócio ao crescimento.

Eliminação de erros e problemas diários

Por fim, é preciso lembrar que um dos principais redutores de produtividade é o número de erros, conflitos e acidentes ao longo do expediente. Quando os processos não ocorrem com qualidade, o número de falhas cresce e a produtividade cai.

Nesse caso, mais uma vez, a ferramenta digital pode ser uma grande ajuda à empresa. Ela contribui para estabelecer e executar processos de qualidade. Muitas vezes deixa claro o passo a passo que deve ser seguido pelos talentos para o alcance do sucesso.

Ainda é preciso destacar a crescente automação. Muito do trabalho manual está sendo potencializado pelo trabalho de máquinas ou sistemas, fazendo com que o número de erros ao longo do dia seja menor. Nesse caso, a empresa é a principal beneficiada.

Quais são os benefícios da plataforma de produtividade?

Ao longo do artigo já foi possível identificar muitos benefícios, como o maior alinhamento da equipe. Mas ainda existem outros que podem ser destacados. Com a plataforma de produtividade é possível crescer muito mais.

Especialmente hoje, o crescimento de boa parte das empresas é desacelerado. Isso é resultado de uma economia enfraquecida. No entanto, o crescimento e sucesso de uma empresa não depende só da economia, depende também da sua performance.

Implementar uma tecnologia de ponta é o primeiro passo à alta performance e, portanto, ao crescimento acentuado. Esse crescimento pode ser expresso de diversas maneiras, como o aumento do faturamento, da lucratividade, do número de clientes ativos ou do número de investidores interessados no negócio.

Em linhas gerais, contar com uma plataforma de produtividade é realmente essencial. Se você ainda não faz isso, tenha certeza de que sua concorrência faz e que seu negócio está perdendo mercado. Seja um software para controle do armazém (WMS), gestão do relacionamento com o cliente (CRM) ou administração (ERP), você certamente precisará de uma plataforma de produtividade para dar vida ao seu empreendimento.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para entrar em contato com nossa empresa e descobrir a solução que separamos especialmente para você. Vamos lá!