Foi-se o tempo em que a imagem do agricultor era oposta à da modernidade. Com a evolução da tecnologia, as soluções avançadas estão cada vez mais presentes na rotina do campo. É nessa lógica que o ERP no agronegócio precisa ser entendido.

E você, sabe o que é ERP? Nunca ouviu falar em como ele pode ser útil para o campo? Não se preocupe! Nossa ideia é apresentar para você aquilo que de mais relevante existe sobre o tema, além de mostrar como essa solução pode fazer a diferença no seu trabalho. Ficou interessado? Então confira!

Conceito de ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Na prática, trata-se de um sistema dedicado às informações referentes ao negócio. Com ele, a gestão consegue sofisticar seu trabalho a partir das informações coletadas, controlando, integrando e gerenciando os diferentes dados provenientes dos departamentos da companhia.

Consequentemente, o ERP oferece ao gestor um entendimento mais claro a respeito das atividades que acontecem na empresa, permitindo que ele tome decisões de maneira mais criteriosa.

Parece simples? E de fato, essa é a ideia. Com o sistema, toda a atividade empresarial pode ser simplificada de maneira a dar ao gestor condições para que ele atue em função de dados extraídos e transformados em informação qualificada e útil para a evolução do empreendimento.

O detalhe é que existem diferentes tipos de ERPs, ou seja, para cada negócio, existe uma solução. Fazer a escolha em função do perfil da atividade que cada empresa exerce é fundamental, pois somente assim a tecnologia pode servir para otimizar os processos e trazer resultados relevantes.

Utilidade do ERP para a atividade empresarial

Pensando na solução independentemente da área em que se aplica, o ERP apresenta uma série de utilidades. Entre as mais importantes podemos destacar:

  • redução de desperdícios, uma vez que o controle é mais eficiente. Tudo o que envolve a produção, o estoque, as vendas, entre outros processos, pode ser catalogado instantaneamente, evitando perdas em função da desorganização da empresa;
  • gestão aperfeiçoada das operações, já que todas as vendas podem ser registradas mesmo via smartphone, oferecendo um acompanhamento permanente do status de produção de cada pedido, bem como de sua distribuição, o que diminui atrasos na entrega;
  • maior confiabilidade na informação, pois, com o sistema, a gestão gera dados, faz a análise e cria indicadores de desempenho para acompanhar todo o processo de maneira criteriosa e eficiente. Isso é útil em questões que envolvem a área fiscal, financeira, entre outras;
  • aumento da lucratividade, pois, fazendo um gerenciamento qualificado, a empresa controla melhor as operações, facilita o acesso às informações gerenciais e assim tende a aumentar seus lucros em consequência de uma gestão que simplifica a produtividade.

O ERP no agronegócio

De uma maneira geral, o ERP é uma solução adotada para aperfeiçoar a gestão de uma empresa. Na realidade do agronegócio, o sistema funciona de maneira específica, até porque trata-se de um setor com características bem peculiares. Para que o ERP se insira no processo de transformação digital do agronegócio, é preciso considerar os 3 pilares que sustentam um negócio na área rural:

  1. redução dos custos produtivos;
  2. maximização dos lucros;
  3. aumento da produtividade.

Para fazer com que a produção no campo esteja de acordo com essas 3 exigências, é preciso garantir a qualidade de uma série de ações. A identificação da quantidade de matérias-primas consumidas em cada produção é uma delas, assim como o gerenciamento de rotinas fiscais, o uso da tecnologia para rastrear entregas, fazer o controle de datas de revisões dos veículos, acompanhamento dos custos da frota etc.

São muitos detalhes. Agora imagine uma situação em que cada um desses processos acontece de maneira interligada, ou seja, de tal forma que cada dado gerado pode ser cruzado, dando ao gestor a possibilidade de fazer análises mais completas a respeito do negócio como um todo. Isso parece interessante, não é mesmo? E é o que o ERP traz para o agronegócio. Com ele, a administração pode sofisticar suas ações e assim dar vida a processos mais qualificados.

Principais vantagens para o agronegócio

Pensando de uma maneira geral, o ERP serve para simplificar a gestão no agronegócio. Com ele, cada processo, por menor e mais trivial que pareça, pode ser otimizado de maneira a ter uma função realmente estratégica dentro da organização. Isso gera uma série de benefícios para o setor agrícola. Alguns deles são:

Na gestão

A boa tomada de decisão depende do trabalho com dados e informações precisas a respeito da realidade do negócio. Ao alinhar as ações, considerando processos estratégicos, operações táticas e práticas operacionais, e sistematizar o entendimento de toda a atividade no agronegócio, o ERP facilita a ação dos responsáveis pela administração.

Na busca por novos mercados

Novas possibilidades de negócio surgem o tempo todo, dependendo das necessidades dos consumidores e daquilo que o mercado apresenta. Com o ERP, a gestão do agronegócio tem como identificar oportunidades a partir de dados.

As tendências, que podem surgir na forma de diferentes tipos de aproveitamento da terra, exportação da produção e alternativas de cultivo, por exemplo, podem ser identificadas com maior facilidade quando a tecnologia é uma aliada da gestão.

Na diminuição dos custos

O ERP, integrado com sistemas específicos para a gestão agrícola, também auxilia na busca por maior competitividade dentro do mercado. Com uma tecnologia que oferece informações pertinentes, o produtor consegue economizar com:

  • tempo de aragem;
  • redução da quantidade de insumos; e
  • uso de água nas irrigações.

Tudo isso permite uma produção mais eficiente e tende a gerar resultados interessantes.

Em resumo, o ERP no agronegócio é uma solução que permite sofisticar a gestão e dar a ela condições para agir da melhor forma possível. Aposte nessa ferramenta e prospere ainda mais na sua atividade!

Gostou de saber a respeito do ERP no agronegócio e de suas implicações? Então entre em contato conosco para conferir nossas ofertas.

Powered by Rock Convert