Ficou Interessado?

Blog

Gestão fiscal: como lidar com a legislação brasileira

A gestão fiscal sempre foi um dos principais desafios do empreendedor. Além de extensa e complexa, a legislação fiscal e trabalhista brasileira está em constante mudança. Novas leis, normas e regulamentos são instituídos frenquentemente.

Muitas empresas não possuem uma visão abrangente dos seus processos fiscais. Em consequência disso, pagam impostos a mais ou a menos sobre o valor correto.

Tudo isso representa um empecilho para quem deseja conquistar um diferencial competitivo, principalmente em relação à concorrência estrangeira.

Confira as consequências do descumprimento da legislação fiscal:

  • Multas e processos judiciais;
  • Inviabilidade de participar de processos de licitação abertos por órgãos públicos;
  • Impossibilidade de adquirir empréstimos e financiamentos em instituições de crédito oficiais e bancos privados;
  • Impactos negativos para a imagem da empresa diante dos processos judiciais por sonegação de impostos.

Diante disso, nós listamos 5 dicas para você saber como lidar com a gestão fiscal da sua empresa. Acompanhe:

1. Faça um planejamento fiscal

Assim como você planejou a abertura da empresa, a infraestrutura, a contratação de pessoal e o marketing, é preciso planejar também a gestão fiscal. Você sabia que a maioria das empresas fecha as portas apenas por falta de organização?

Avalie o presente com base no passado e no futuro da empresa. Leve em consideração os encargos fiscais das atividades de rotina e crie um fundo de reserva. Dispor de um dinheiro extra vai assegurar a solução de eventuais problemas que possam surgir.

2. Escolha o regime tributário mais favorável

Para fazer uma boa gestão fiscal, é importante escolher o regime tributário em que a sua empresa se encaixa. Procure conhecer quais os tipos de tributos e o que cada um pode trazer de benefício para o seu negócio. Assim, você saberá fazer a melhor opção entre o sistema simples, lucro presumido ou lucro real.

3. Fique de olho nos benefícios fiscais

As três esferas de governo (municipal, estadual e federal) oferecem isenções de impostos ou outros benefícios para determinadas atividades. Procure informações para saber se a sua empresa se enquadra em algumas dessas opções e aproveite as vantagens que são um direito seu.

4. Automatize os processos da gestão fiscal

Estamos vivendo o ápice da era digital. Dessa forma, não faz sentido gerenciar toda essa burocracia sem ajuda de soluções tecnológicas. A automação de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) permite uma integração dos sistemas administrativos, financeiros e operacionais.

Assim, o monitoramento fiscal se torna mais eficiente, a empresa diminui os custos e consegue se manter competitiva no mercado. Ou seja, automatizar gera benefícios tanto para quem está administrando como para o desenvolvimento da organização.

Como você viu, a gestão fiscal é uma atividade que exige muitas responsabilidades. No entanto, se você fizer um planejamento, escolher o regime tributário ideal e automatizar os processos da empresa os seus resultados serão sempre positivos.

Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe-o nas redes sociais para que outras pessoas possam aprender mais sobre esse tema!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber