Ficou Interessado?

Blog

Tendências de gestão para 2019 para ficar a frente da concorrência

Quer saber por que o tema tendência de gestão para 2019 é importante? Pense em um gestor, capaz de dominar os inúmeros processos que compreendem seu empreendimento, sem considerar as novidades que o mercado apresenta. Em longo prazo, isso pode colocar sua atividade em risco, não concorda?

O fato é que, negócios de sucesso que não acompanharam a mudança dos tempos acabaram ficando para trás e perdendo mercado, simplesmente, por não terem se adaptado às novas exigências. Um bom exemplo disso é o da Kodak, uma das maiores referências no ramo da fotografia no século XX e que acabou perdendo terreno ao não se adaptar à transformação digital.

Como evitar que erros assim prejudiquem a sua empresa? A resposta é mais simples do que parece: basta ficar de olho nas tendências e procurar acompanhá-las de perto. Quer uma ajuda? Então confira o texto e conheça uma série delas.

Inteligência artificial para processos de seleção

Um aspecto fundamental em relação ao recrutamento é a sua importância estratégica dentro do negócio. Quando as contratações são otimizadas, elas conseguem atrair talentos compatíveis com as características da empresa e, assim, gerar resultados melhores.

Para tanto, é possível e recomendável contar com a inteligência artificial para sofisticar o processo de busca por profissionais qualificados. Os softwares capazes de extrair informações a respeito de candidatos, alinhando seu perfil com os interesses da companhia, tendem a mudar a forma como os processos seletivos serão realizados no futuro.

Com a inteligência artificial, será possível também encontrar novos quadros com mais facilidade. Isso porque as empresas terão como registrar informações com maior qualidade, de modo a criar um banco de dados focado em necessidades futuras.

Flexibilidade na jornada de trabalho

É fato que o universo do trabalho está em transformação. Atualmente, poucas áreas não foram afetadas pela modernidade. A responsabilidade disso é da tecnologia, que tem criado meios para viabilizar ações antes impensáveis. Sem entrar na questão política, a demanda por uma reforma trabalhista tem muito a ver com isso: é preciso criar meios para que essa nova realidade esteja de acordo com a lei.

Por conta da Reforma Trabalhista e da demanda por maior maleabilidade, a tendência é que 2019 seja o ano do trabalho flexível, valorizando a qualidade de vida do trabalhador. Via internet, será possível trabalhar de casa ou em escritórios de coworking, espaços onde é possível alocar equipes inteiras. Isso ajuda a resolver problemas como de locomoção e qualidade de vida.

Contratação on-demand

A realidade citada no tópico anterior cria o cenário ideal para o surgimento de um novo tipo de profissional, mais dinâmico e independente. Com o tempo, os quadros mais qualificados tendem a sair das empresas e atuar com maior liberdade. Faz sentido, não? Se o mundo do trabalho mudou a ponto de valorizar o trabalho remoto e a flexibilidade, por que acreditar que no futuro as pessoas continuarão horas a fio dentro das repartições?

Assim, outra tendência já para 2019 é o das contratações tidas como on-demand, ou seja, as que acontecem por projetos. Nelas, o profissional tem um período para ficar alocado no ambiente de trabalho até concluir suas tarefas determinadas pela empresa ou pode fazer seu trabalho no modelo home office, onde quiser atuar. Concluído o projeto, ele sai para novos desafios, seja na mesma empresa ou em outras.

Análise de dados

Um gestor mais atento deve estar se perguntando: “mas e a questão estratégica da minha atuação: quais as tendências que podem torná-la mais eficiente?”. A resposta está nos dados e na maneira como você poderá trabalhar como eles.

O processo de análise de dados, como elemento facilitador da tomada de decisão, é útil para os diferentes setores de um empreendimento. Pense no profissional de RH, por exemplo, que pode se aproximar mais das motivações dos funcionários para, em função disso, criar estratégias de gestão de pessoas mais alinhadas com os objetivos da empresa.

Esse é somente um exemplo. Diariamente, as pessoas, as ações e os processos geram milhares de dados que, ao serem capturados, cruzados e analisados, podem trazer informações precisas para fazer com que a sua gestão evolua.

Por isso, a análise de dados é uma tendência forte para 2019. De maneira mais específica, podemos dizer que softwares de análise de dados são o caminho para o futuro.

Software como serviço (SaaS)

Saas é a sigla para Software as a Service, ou seja, software como serviço. Na prática, o SaaS é um tipo de aplicação online que pode ser usada no computador remotamente. Não entendeu ainda? Então pense em um software que você usa via internet sem precisar de instalação. Agora pense nesse programa sendo utilizado como serviço.

Com o SaaS, você não adquire a licença do produto, mas sim, o direito de fazer uso de seus recursos. Quer exemplos? Eles estão mais perto do que você imagina: é o caso da Netflix e do Spotity, por exemplo.

Esses exemplos mostram a força do SaaS e como se trata de uma tendência. Nesse modelo, você conta com toda a estrutura que necessita para fazer uso da solução, considerando servidores, dados, entre outros. Basta fazer um plano e ter os requisitos mínimos necessários.

Segurança digital

As empresas estão cada dia mais digitalizadas. Com o Cloud Computing é possível ganhar tempo e gerar economia de espaço no ambiente de trabalho. Tudo porque essa solução permite que os arquivos sejam depositados na “nuvem”, bastando para o usuário o acesso à internet e computador. Esse é outro recurso que viabiliza o home office, pois permite que as pessoas façam seu trabalho de onde quer que estejam.

O problema é que, ao mesmo tempo, em que os benefícios aumentam as ameaças também. E é nesse sentido que a segurança digital ganha importância. Tanto os dados das empresas quanto de seus clientes precisam estar devidamente protegidos de ameaças como os hackers, por isso, outra tendência para 2019 são soluções como Machine Learning.

Enfim, ficar de olho nessas dicas pode ser o diferencial que você procura para dar à sua empresa o tão desejado protagonismo de mercado. Além disso, essas soluções podem melhorar o ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e a qualidade de vida de seus funcionários.

Outra tendência de gestão para 2019 é a Realidade Virtual. Quer saber mais sobre o tema? Então assine nossa newsletter!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber