Chatbot é a união de duas palavras em inglês: chat (bate-papo) e bot (robô). Assim, como o nome indica, essa tecnologia atua em aplicativos de mensagens de texto, por exemplo, Messenger (do Facebook), WhatsApp, Telegram. Ao simular uma conversa humana, o uso de chatbots permite que as empresas automatizem processos repetitivos e burocráticos.

A ferramenta pode ser aplicada em diferentes situações. Dúvidas frequentes, atendimento ao cliente, suporte de vendas e consulta de pagamentos são alguns dos setores mais impactados pela novidade.

Para ter sucesso, os chatbots são desenvolvidos baseados em dois sistemas: regras ou inteligência artificial (IA). No primeiro formato, eles funcionam por meio de determinados comandos, acionados por palavras-chave. Caso o contato fale algo que não está previsto, o software tem a atuação limitada.

Já os chatbots baseados em IA apresentam competência para compreender o que é escrito pelo usuário e conseguem armazenar as informações para aprender a lidar com elas. Ou seja, com o tempo, a ferramenta se aprimora e passa a oferecer um serviço cada vez mais completo aos usuários.

Neste post, explicaremos 5 vantagens que a implementação dessa tecnologia proporcionará para a sua empresa. Você vai entender como o uso de chatbots reduz despesas, aperfeiçoa o relacionamento com os consumidores, automatiza processos, proporciona inovação e aumenta a produtividade. Preparado? Boa leitura!

1. Redução de custos com uso de chatbots

Por contraditório que possa parecer, adquirir um cliente representa um custo elevado para a empresa. É preciso o desenvolvimento de um conjunto de processos, em diferentes áreas, a fim de que o público-alvo seja atingido e uma venda concretizada.

Nesse sentido, o uso de chatbots permite reduzir custos ao simplificar determinadas etapas da jornada de vendas. Por ser uma ferramenta totalmente automatizada, não é preciso utilizar recursos humanos para executar atividades de atendimento e de suporte.

Além disso, quando comparado à chamada telefônica de call centers, os chatbots são muito menos intrometidos, causando menos insatisfação de clientes em potencial e gerando leads a um custo total menor.

2. Aprimora o relacionamento com os clientes

Manter uma empresa em operação 24 horas por dia tem um alto custo, correto? Sustentar o setor de atendimento ao cliente por esse período, por exemplo, jamais traria o retorno do investimento ao negócio.

Contudo, o consumidor está cada vez mais exigente nos dias de hoje. Se uma dúvida ou um problema aparecer em uma sexta-feira à noite, ele vai desejar uma solução imediatamente.

Imaginar que ele fique satisfeito em esperar até a segunda-feira pela manhã para entrar em contato com o SAC é descabido. Se o problema for grave, a chance de o consumidor compartilhá-lo nas redes sociais é muito grande.

Assim, o uso de chatbots permite que a sua empresa mantenha o atendimento ao cliente a qualquer hora. A ferramenta pode ser integrada às mídias sociais e evitar que a dúvida do cliente se transforme em um dano para a imagem da sua marca.

3. Melhoria no processo de inovação

Estar à frente da concorrência no processo de inovação é uma vantagem competitiva importante. Em determinados setores, o uso de chatbots ainda não está disseminado. Isso faz da tecnologia um fator de diferenciação para o mercado.

Os chatbots também são instrumentos importantes para a captação de dados. Essa fonte de informação serve para a empresa identificar pontos problemáticos em seus processos, além de fornecer indicativos sobre como está o relacionamento entre cliente e marca.

A partir da análise de requisições, dúvidas, problemas, a empresa consegue introduzir melhorias em seus produtos e entregar um serviço melhor a seus consumidores. Assim, o ritmo de inovações permanece em constante movimento.

4. Automação e integração de processos

Os chatbots podem ser incorporados a diferentes serviços da internet, incluindo os principais aplicativos de mensagens. Esse primeiro ponto de contato pode ser integrado com as demais ferramentas da empresa, conforme o cliente avança no fluxo de vendas.

Assim, um chatbot de apoio à área comercial fornecerá informações sobre as mercadorias da empresa. Para fechar a venda, é possível integrar a plataforma de pagamento para finalizar a transação.

Independentemente do setor onde será introduzido, o chatbot desempenha funções importantes para o desenvolvimento do negócio. Para o atendimento ao cliente, por exemplo, o índice de resolutividade chega a 70%.

Além disso, as informações coletadas dos consumidores atendidos podem ser direcionadas a um sistema ERP ou de Business Intelligence. Esse fluxo de dados é valioso para que o departamento de marketing crie estratégias de captação de clientes.

5. Aumento da produtividade

Os chatbots são robôs especialmente programados para executar tarefas de forma mais rápida do que os humanos. Assim, a aplicação deles permite que o tempo dos funcionários seja investido em atividades mais estratégicas para o negócio.

Além dos processos que envolvem contato com o cliente, o uso de chatbots pode ser aplicado em procedimentos internos, oportunizando o aumento da produtividade das equipes.

Imagine, por exemplo, uma empresa que introduz essa tecnologia para o treinamento de novos colaboradores. Os chatbots podem explicar especificidades de novos produtos ou como funcionam as políticas da empresa aos recém-chegados.

Outra opção é usar a tecnologia para atualizar o andamento de projetos, criar lembretes de tarefas e de compromissos. Essa vantagem diminui o tempo utilizado pelos funcionários em tarefas burocráticas e possibilita que as horas trabalhadas sejam aplicadas em tarefas que gerem valor de fato para a empresa.

O uso de chatbots, portanto, significa ganhos importantes para a empresa. A tecnologia permite:

  • diminuir despesas ao reduzir recursos humanos para a execução de processos internos;

  • estreitar o relacionamento com os clientes ao disponibilizar uma plataforma eficiente 24 horas por dia;

  • melhorar os processos de inovação, uma vez que cria um banco de informações muito mais completo;

  • automatizar e integrar processos entre departamentos e demais ferramentas de gestão do negócio;

  • contribuir de forma decisiva para o aumento da produtividade da força de trabalho ao simplificar processos e utilizar a tecnologia para desempenhar tarefas que seriam concluídas em tempo maior se realizadas por humanos.

Entendeu como funcionam e quais as vantagens do uso de chatbots na sua empresa? Então, leia o post 6 importantes canais de relacionamento com o cliente e aprofunde seus conhecimentos!