A transformação digital tem sido um tema cada vez mais recorrente entre gestores, principalmente em razão das inúmeras mudanças positivas que as suas ferramentas trazem aos resultados das empresas.

Podemos defini-la, basicamente, como um investimento consciente no uso de tecnologias para otimizar processos internos e melhorar o desempenho geral de um negócio. E são vários os recursos disponíveis nesse sentido, cada um oferecendo vantagens e usos específicos.

Afinal, você sabe quais ferramentas para transformação digital podem contribuir, de fato, para o sucesso da sua empresa? Pois é isso que veremos neste artigo! Continue lendo e confira tudo sobre o assunto.

A importância da transformação digital

Não há dúvidas de que o uso da tecnologia tem mudado consideravelmente a vida das pessoas no mundo moderno, inclusive a maneira como elas se relacionam. A informação circula hoje de forma fácil e rápida, assim como o acesso a produtos e serviços, o que alterou os padrões de consumo, sobretudo pelo uso da internet.

Nesse cenário, as empresas precisam se reinventar para acompanhar essas mudanças e atender as demandas do mercado — afinal, ele está cada vez mais exigente. É aí que entra a transformação digital. Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, ela não se resume ao uso de recursos tecnológicos para facilitar o gerenciamento de alguns processos. É muito mais do que isso.

Trata-se da tecnologia alterando radicalmente a estrutura das organizações. Em vez de ter apenas uma presença superficial na instituição, os recursos tecnológicos passam a desempenhar um papel estratégico nela, fundamental para a otimização dos processos internos, a melhoria dos resultados e, é claro, a manutenção da competitividade no mercado.

As principais ferramentas para aplicar na sua empresa

Como já dissemos, são muitos os recursos disponíveis hoje para a transformação digital do seu negócio. Então, confira a seguir alguns deles!

1. Métodos de inovação

Para garantir a competitividade do negócio, é preciso inovar. Mas isso não depende apenas do uso de tecnologias de ponta, e sim da existência de uma cultura corporativa de inovação e desburocratização dos processos internos. Afinal, mudanças pontuais nem sempre serão suficientes para acompanhar as alterações sociais e as exigências do mercado.

Para promover mesmo a transformação digital na sua empresa, é preciso investir em métodos de gestão inovadora. Podemos citar alguns exemplos:

  • design thinking — abordagem na qual se envolve todos os setores e colaboradores da organização na busca de soluções de problemas e melhorias, não apenas da perspectiva do consumidor, mas de todas as partes envolvidas no processo;
  • open innovation — utilização de ideias internas e externas à instituição para sanar eventuais falhas e promover melhorias diversas;
  • inovação disruptiva — desenvolvimento de um produto ou serviço que seja mais simples, acessível e conveniente do que o da concorrência.

2. Chat on-line

Um dos pilares da transformação digital é a melhoria da experiência do cliente, afinal, ele será fundamental para a divulgação da marca. Para isso, então, é preciso investir em canais de atendimento, como o chat on-line.

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Ele tem sido cada vez mais utilizado pelas organizações para dinamizar essa comunicação nos meios digitais, seja em blogs, seja em sites institucionais ou lojas virtuais. Cabe ressaltar, no entanto, que isso precisa ser bem-feito — de nada adianta implementar essa solução se a equipe responsável por ela não for capaz de atender às necessidades dos clientes de forma assertiva.

Os colaboradores do setor devem ser capacitados para lidar com o público. Além disso, vale lembrar que esse chat precisa ser pensado e estruturado de acordo com as especificidades e necessidades do seu negócio, ou seja, de forma personalizada.

3. Robots

Outra das ferramentas para transformação digital que é voltada para o atendimento é o chat robotizado. De forma inteligente, ele executa as atividades de um atendente humano, respondendo as demandas mais frequentes dos clientes de maneira rápida e bastante eficaz. Essa solução aumenta a produtividade da empresa e diminui consideravelmente os gastos da operação.

4. Plataforma multicanal

A plataforma multicanal também é uma ferramenta muito importante para a transformação digital da sua empresa. Até porque é indispensável oferecer canais de comunicação rápidos e desburocratizados aos clientes, para atender às exigências da modernidade e as expectativas desses consumidores.

Essa integração dos canais (chat, telefone, e-mail, processos via robot e SMS) permite à empresa atender todos os perfis de clientes e aos atendentes oferecer serviços dinâmicos e personalizados — além de garantir um panorama estratégico sobre o relacionamento do consumidor com o empreendimento.

5. Softwares

Softwares de gestão, como o ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa), estão entre os protagonistas da transformação de digital. Com eles é possível integrar todos os departamentos (administrativo, financeiro, compra e vendas, recursos humanos, dentre outros) e informações da empresa, possibilitando uma gestão centralizada e eficaz.

O sistema automatiza as principais operações, reduz erros e oferece dados confiáveis para a tomada de decisões e elaboração do planejamento estratégico, levando em consideração as particularidades do negócio. Além disso, ele reduz o tempo de resposta aos clientes.

6. Aplicativo móvel

Nessa era dos dispositivos móveis (smartphones, tablets etc.), contar com aplicativos é um grande diferencial competitivo. Além de aprimorar os processos comunicativos, eles exploram três características muito apreciadas na atualidade: praticidade, mobilidade e velocidade.

O uso de aplicativos, nesse sentido, garante que o cliente conseguirá trocar informações com a empresa a qualquer hora e de qualquer lugar. Os gestores, por sua vez, também podem ultrapassar as barreiras geográficas, acessando dados do negócio e executando diversos procedimentos fora do ambiente empresarial.

Enfim, recorrer à tecnologia para adequar o seu negócio às necessidades contemporâneas é, hoje, praticamente um imperativo. O mercado cada vez mais competitivo, o uso da internet e as mudanças de perfis dos clientes requerem das corporações a construção de soluções rápidas, eficazes e inventivas. Justamente por isso, o uso de ferramentas para transformação digital tem se tornado tão essencial ao sucesso de qualquer negócio.

Então, gostou desta leitura? Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, confira também qual é a importância dos aplicativos para o seu negócio!