Afinal, como as soluções inovadoras podem melhorar seu negócio?

5 minutos para ler

Há uma série de soluções inovadoras que podem agregar eficiência operacional ao negócio, assim como diferenciá-lo da concorrência e gerar maior margem de lucro. Portanto, é preciso conhecer melhor essas soluções e descobrir como utilizá-las.

Da computação em nuvem ao crowdfunding, são diversas as possibilidades e todas podem beneficiar o seu negócio, em maior ou menor grau. Ainda é preciso destacar os atuais softwares ERP, que funcionam como uma “espinha dorsal” para a integração de novas tecnologias e que podem ser moldados de acordo com cada organização.

No artigo de hoje, vamos mostrar soluções inovadoras que vão ajudar você e sua empresa a alcançar ótimos resultados. Portanto, continue com a leitura. Vamos lá!

Economia colaborativa

A primeira solução está ligada à colaboração, mas seria bem menos viável sem a tecnologia. A economia colaborativa consiste no compartilhamento de certos recursos, como o financeiro, material ou intelectual, para o alcance de objetivos específicos.

Um ótimo exemplo disso é o crowdfunding, que permite que uma empresa ou pessoa obtenha o financiamento coletivo de uma ideia — isso é, várias pessoas contribuem financeiramente para que o projeto saia do papel. Muitos projetos, a exemplo de livros, relógios e documentários, já ganharam vida por meio desse financiamento coletivo. Tudo isso pode melhorar o seu negócio!

Está com pouca criatividade para a nova campanha de marketing? Pode usar uma comunidade crowdsourcing. Tem poucos recursos para o financiamento de projetos? O crowdfunding é uma opção real. Portanto, faça uso da economia colaborativa.

Big Data

Você provavelmente já ouviu bastante esse nome. Em tradução livre, big data significa algo como “grande volume de dados”.  A ideia é simples: usar um amplo volume de dados para subsidiar análises, estratégias e decisões na empresa, aumentando a taxa de acerto. Com mais informações, o líder do negócio tem uma visão sistêmica e eficaz.

Por isso, a tecnologia big data é considerada uma das mais importantes e promissoras para o futuro, e já pode ser usada em sua empresa. É possível coletar dados de softwares de ponta, estruturá-los e analisá-los para agir com acerto.

Existem alguns critérios para usar a tecnologia big data. É necessário que as informações sejam verídicas, volumosas e valiosas. Além disso, é preciso um software que converta dados “brutos” em informações claras e úteis para a alta administração da firma.

Transformação digital

Todos conhecem o período chamado de primeira revolução industrial, no qual o trabalho manual foi substituído pelo de máquinas a vapor. Hoje vivemos em um momento singular, chamado de quarta revolução industrial ou era da inteligência, no qual o mundo real mistura-se ao digital. Portanto, é preciso ter atenção.

Powered by Rock Convert

Há uma forte transição digital acontecendo. Segundo a Deloitte, 56% das organizações estão remontando seus processos de gestão de RH para aproveitar ferramentas digitais, e o mesmo tem acontecido com os outros setores. Portanto, é preciso se adequar a essa realidade e aproveitar as ferramentas digitais. É uma grande oportunidade.

Um ótimo exemplo dessa transição está no atendimento inicial aos clientes. Muitas empresas, como o banco Original, usam chatbots (isso é, robôs inteligentes) para tirar dúvidas dos clientes, com pouca ou nenhuma interferência humana. Um avanço!

Em sua empresa, a transformação digital também é de grande utilidade. É possível reduzir custos, melhorar a experiência do cliente e oferecer um suporte online muito mais especializado. Desse modo, você poderá se adequar à nova revolução industrial e, ainda, melhorar os processos e aumentar a satisfação dos seus clientes finais.

Automação dos processos

A automação representa a substituição do trabalho manual pelo de máquinas, e já é realidade em muitos lugares. As lojas físicas Amazon Go, por exemplo, não têm check-out ou atendente, o registro das compras é feito por sensores e o valor final é debitado direto da conta do cliente. Só é preciso entrar, pegar o que deseja e sair.

Em uma escala menor, a mesma automação pode ser vista nas empresas que usam softwares de ponta. É possível gerar relatórios, obter indicadores e automatizar processos mais simples, garantindo maior eficiência e eliminando erros humanos.

O processo de recrutamento e seleção de pessoas conta com um ótimo exemplo de automação. Softwares modernos fazem a triagem dos currículos mais adequados sem a ajuda do selecionador. Softwares de marketing também ganham destaque, eles disparam e-mails de “feliz aniversário” aos clientes sem depender dos marqueteiros.

Sistemas personalizados

Os atuais sistemas de gestão também podem ser considerados como soluções inovadoras, pois se distinguem bastante dos softwares antigos. Em primeiro lugar, eles não precisam estar instalados no computador, podem ser acessados na nuvem, o que gera flexibilidade, praticidade e maior segurança de informação aos usuários.

A configuração também mudou. Antes, o software era uma espécie de pacote fechado, com pouca ou nenhuma adaptabilidade nas funções. Logo, escolas, distribuidoras e centros comerciais, que têm demandas distintas, acabavam tendo que usar as mesmas funções do sistema. Hoje, quase tudo pode ser personalizado de acordo com a demanda de cada estabelecimento, o que resulta em qualidade e especificidade.

Por fim, os atuais sistemas também atuam como um centro de comando, incorporando e dando vida a outras tecnologias — a exemplo do big data e da automação. Assim, é possível atingir resultados ainda melhores nas empresas.

Como é possível observar, existem diversas soluções inovadoras que podem melhorar o seu negócio, tornando-o mais eficiente, rentável e competitivo no mercado. Essas soluções não são futuristas, podem ser acessadas hoje mesmo. Portanto, aproveite!

Gostou do nosso artigo e de conhecer as soluções inovadoras? Quer aprender muito mais? Baixe nosso e-book “integração e automação de processos”. Até lá!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This