Um gestor não pode esperar que a sua produtividade empresarial seja excelente trabalhando apenas em cima de suposições e intuições. Essa forma de trabalho não trará a confiabilidade nas informações que uma gestão profissionalizada necessita.

Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso utilizar dados confiáveis, pois isso influenciará diretamente as tomadas de decisão. Note, porém, que tão importante quanto receber dados confiáveis, é saber interpretá-los corretamente. Interpretações equivocadas podem trazer consequências negativas para empresa, reduzir produtividade e gerar prejuízos.

Quer saber o que fazer para melhorar o desempenho e a produtividade de sua empresa? Continue a leitura!

Importância da correta análise de dados

Entender a realidade da empresa e todos os cenários aos quais ela está envolvida é extremamente importante para ter êxito em qualquer planejamento, estratégia ou tomada de decisão. Nesse sentido, a análise de dados é a ferramenta que pode condicionar tudo isso de forma exata com a elucidação de sinais, insights e indicativos.

Em virtude dessa importância, profissionais com capacidade de interpretação analítica estão recebendo bastante destaque e sendo cada vez mais requisitados no mercado.

Veja a partir de agora como a interpretação de dados eficaz pode levar a empresa a uma maior produtividade.

Integração com o mercado

Uma empresa não vive isolada. Ela está inserida dentro de um grande e complexo mercado com interesses diversos: contratações, fornecimento, contribuições, investimentos, etc.

É fundamental para qualquer negócio o entendimento sobre como tudo isso funciona. É preciso analisar a concorrência, localização, fornecedores, futuros parceiros e o seu público-alvo. 

Com o conhecimento dos dados, a empresa consegue identificar a situação do ambiente interno, as suas forças e fragilidades. Do mesmo modo que, no ambiente externo, o gestor percebe as oportunidades que surgem, bem como identifica as ameaças que se apresentam para se preparar e enfrentá-las sem perder competitividade.

Relacionamento com o cliente

Todo negócio só é positivo se conseguir atrair e satisfazer seus clientes. É por essa razão que as empresas existem, que se investe tempo e dinheiro na evolução dos produtos, em geração de ideias e inovação.

Sendo assim, é de extrema importância conhecer o perfil do cliente e entender as suas necessidades e expectativas quanto ao seu serviço. Todas essas leituras podem ser feitas a partir de informações deixadas pelo cliente nos variados canais de contato com a empresa.

Por meio do histórico de atendimento comercial e técnico, ou uma simples interação em redes sociais e sites é possível montar um perfil do cliente e entender o seu comportamento. Além disso, pode-se captar informações sobre a percepção deles com relação aos seus produtos e serviços.

Hoje é bem comum o cliente publicar no seu perfil pessoal das redes sociais e marcar o perfil da empresa para uma fazer uma reclamação, elogio ou sugestão. Tudo isso deve ser interpretado e usado para compreender a percepção verdadeira que o cliente tem da empresa.

Capacidade de adaptação

Os gestores que analisam os dados de forma correta possuem vantagens sobre os seus concorrentes: preveem movimentos perigosos e se esquivam dessas situações, enxergam oportunidades de crescimento e respondem de forma mais rápida aos questionamentos do mercado.

Com o amplo uso da tecnologia, é possível ter mais acesso à informação e utilizar isso para criar diferenciais para o seu negócio. Os clientes desejam comodidade e velocidade nas respostas e, caso sua empresa consiga atendê-los, sua empresa terá preferência.

Portanto, acompanhar a dinâmica do mercado e se adaptar às mudanças são requisitos essenciais para manter-se competitivo. A tecnologia da informação é uma grande aliada nesse cenário.

 

A análise de dados pode ser um diferencial para o seu negócio, pois pode agregar valor ao planejamento e à estratégia. Mas, se mal conduzida, pode gerar interpretações erradas e levar o gestor a decisões equivocadas. Siga as nossas dicas! Acompanhe o mercado, melhore o relacionamento com o seu público e aumente a competitividade da sua empresa.

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