Como fazer uma gestão eficiente com um sistema multiempresas

6 minutos para ler

O sucesso de qualquer empreendimento depende de um bom planejamento e decisões acertadas. Portanto, é fundamental que os gestores e empreendedores tenham fácil acesso às informações relevantes de todos os setores da empresa, principalmente quando elas tiverem diversas filiais ou integrarem um grupo econômico.

Por isso, é importante que os líderes contem com o auxílio de softwares de gestão que possibilitem o controle de diversas empresas por meio de uma única base de dados. O sistema multiempresas, por exemplo, é capaz de integrar todas as informações relevantes das instituições, dinamizando e otimizando os processos de gestão.

Você sabe o que é, como funciona e quais os benefícios de um software de gerenciamento de múltiplas empresas? Continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto!

O que é um sistema multiempresas?

É em software de gestão que possibilita o gerenciamento integrado de todas as informações e processos de diversas empresas. Isso é possível porque o sistema suporta o cadastramento simultâneo de diversas instituições, sejam elas filiais ou apenas integrantes de um mesmo grupo econômico, independentemente do porte, segmento de atuação e composição acionária de cada uma delas.

Desse modo, os grupos econômicos que têm uma composição extremamente diversificada, ou seja, que têm empreendimentos na área de saúde, agronegócio, indústria, comércio etc., com planos e contabilidades completamente diferentes, conseguem gerenciar todas as empresas e suas filiais por meio de um único sistema.

Com isso, os gestores têm fácil acesso a todas as informações do negócio, inclusive sobre valores a pagar e a receber, bem como ao consolidado de todas as empresas, de forma separada ou conjunta. Vale ressaltar que isso facilita muito o trabalho dos administradores, afinal, para obter o balanço consolidado não basta somar a contas a receber de cada instituição, pois, em regra, a participação acionária em cada uma delas é diferente.

Na hora de gerar o balanço de um grupo econômico, o sistema ERP Pirâmide, por exemplo, leva em consideração a participação acionária de cada sócio, o que otimiza todos cálculos. Além disso, ele faz o controle dos contratos de mútuo, isto é, das situações em que uma empresa do grupo empresta dinheiro para outra. Assim, todos os recursos financeiros que transitam entre as instituições são devidamente contabilizados.

Qual a importância de utilizar um software de gestão multiempresas?

Como você viu, além de integrar todos os setores e departamentos de uma mesma instituição, esse tipo de software integra os dados das diversas filiais e empresas que compõem um mesmo grupo econômico, uma vez que todas as informações ficam registradas nos módulos de um único sistema.

Assim, quando um empreendedor ou gestor abre a plataforma, ele consegue visualizar a “posição” de todas as instituições ao mesmo tempo, sem ter que ficar acessando diversos bancos de dados.

Além de refletir na uniformidade e segurança da informação, isso confere agilidade às decisões, consequentemente, contribui para a eficiência dos processos de gestão, visto que os administradores conseguem ter acesso às informações individualizadas e consolidadas, na hora que precisam, de acordo com as necessidades do negócio, desde que tenham autorização para o acesso.

Powered by Rock Convert

Como funciona o software multiempresas da Procenge?

O ERP Pirâmide (Enterprise Resource Planning), da Procenge, tem como foco a controladoria e contabilidade. Logo, esse é o ponto forte do sistema. Nele, todas as informações são contabilizadas na hora que o evento contábil acontece, ou seja, no momento em que o faturamento, o recebimento ou a nota fiscal é emitida.

Isso contribui também para a agilidade dos processos internos das instituições, bem como para o controle das operações realizadas entre filiais e empresas diversas, tais como empréstimos de valores, compra e vendas etc.

Como, desde o início, o software foi pensado para ser um sistema multiempresas, a contabilidade é feita de forma nativa. Por isso, cada empresa pode ter o seu próprio plano de contas e fazer a consolidação do balanço de acordo com a participação acionária de cada sócio.

Como é feita a inclusão de novas empresas no software da Procenge?

Um dos grandes diferenciais do ERP Pirâmide é a autonomia que ele oferece aos gestores, visto que a inclusão de empresas no software de gestão pode ser feita pelo próprio cliente, sem a necessidade de uma equipe de consultoria. Além disso, é o cliente quem determina as pessoas que terão acesso às informações, elabora o plano de contas e a forma de contabilização — vale lembrar que ela feita de forma diferente em cada empresa.

Isso só é possível porque a Procenge oferece treinamentos aos clientes e aos usuários do sistema, justamente para evitar que eles dependam do auxílio de um técnico para fazer alterações nas configurações do software, o que atrapalharia a própria agilidade e eficiência dos processos de gerenciamento das empresas.

Quais os diferenciais do sistema da Procenge?

Como você viu, desde sua concepção, o ERP Pirâmide teve como foco a contabilidade, por isso, ele facilita o controle de todas as contas e o balanço contábil do grupo econômico. 

Como o ERP Pirâmide já foi desenvolvido com foco na contabilidade e no gerenciamento de múltiplas empresas, as consolidações dos balanços são feitas de forma nativa. Logo, o processo é muito simples e tudo é automatizado.

Além disso, vale lembrar que o software da Procenge é multissetorial, conta com recursos para dispositivos móveis e com o diferencial de conferir autonomia às empresas para adaptá-lo às especificidades de seu negócio, de forma ágil e com um investimento bem mais competitivo.

Como você viu, um sistema multiempresas é fundamental para garantir a agilidade e eficiência dos processos de gestão de múltiplas instituições, sejam elas filiais ou empresas de setores diversos de um mesmo grupo econômico. Afinal, eles possibilitam a análise individualizada da performance de cada instituição e do grupo como um todo.

Quer saber mais sobre o software multiempresas? Entre em contato conosco! Será um prazer apresentá-lo a você!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This