Todo empreendedor, quando abre seu próprio negócio, pensa em alcançar o sucesso. Para isso acontecer, invariavelmente, é necessário que o faturamento de uma empresa vá aumentando com o tempo. E vale dizer que a renda obtida após a entrada e a adaptação do empreendimento ao mercado em que atua é um fator crucial para que ele tenha êxito.

Gerar lucro é fundamental para uma empresa — e o objetivo final de muitos empreendedores. No entanto, para que isso aconteça, é preciso planejamento. Apesar de parecer fácil, existe toda uma lógica por trás de um bom faturamento em qualquer empresa.

Veja, abaixo, 7 dicas essenciais para quem quer melhorar o faturamento de uma empresa!

1. Tenha um bom planejamento financeiro

Ter um bom planejamento financeiro é essencial para aumentar o lucro de uma empresa. Isso porque é o levantamento de dados que possibilita a implementação de duas táticas para aumentar seu lucro: o corte de gastos desnecessários e o controle de cada etapa que envolva dinheiro dentro da companhia.

O planejamento financeiro, para ser feito corretamente, deve abranger absolutamente todas as operações monetárias do empreendimento, tanto de receita quanto de gasto. Nesta lista, é necessário colocar desde aqueles custos essenciais — que abrangem o aluguel, os salários e a conta de energia elétrica, por exemplo — até os mais supérfluos.

Apenas assim o empreendedor terá uma noção mais exata de quanto a empresa gasta, em comparação com os recursos que ganha. E poderá partir para a próxima fase: corte de gastos dispensáveis. Dessa forma, seu lucro se expandirá consideravelmente e o aproveitamento de seu capital ficará otimizado.

O levantamento deve ser feito em todas as áreas da empresa. Assim, o planejamento financeiro também proporciona ao empreendedor um controle de todas as etapas de seu negócio — conhecimento que é fundamental para otimizar seus processos.

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2. Faça uma adequada segmentação de clientes

A segmentação de clientes também é uma boa dica para aumentar seu faturamento. Dividi-los por faixa etária, cidade em que mora, sexo ou qualquer outro parâmetro é uma tática muito usada por empresas de sucesso.

Segmentando a clientela, é possível elaborar campanhas específicas para cada um desses nichos, vendendo produtos que despertem verdadeiro interesse. Dessa forma, você também pode produzir ou vender novos itens voltados especificamente para cada grupo.

3. Aposte na fidelização de clientes

A fidelização de clientes é um passo importantíssimo a fim de se estabelecer e crescer no mercado. Tão importante quanto conquistar novos consumidores é ter aquela clientela fiel, que sempre voltará ao seu negócio. Mas como fazer isso?

A principal dica é investir no atendimento ao cliente. Oferecer profissionais capacitados e que de fato se preocupem com os consumidores é a porta de entrada para que voltem a escolher por seus serviços.

Outra dica para quem deseja fidelizar clientes é mostrar o quanto a empresa valoriza o consumidor: realize ofertas especiais para aqueles que estão voltando ao negócio, ou crie sistemas de pontuação e premiação para quem sempre vai ao empreendimento.

A fidelização de clientes, além de criar um fluxo contínuo de entrada de recursos para seu negócio, aumenta as chances do chamado marketing boca a boca — que também gera um bom lucro para a empresa.

4. Tenha presença no ambiente online

A cada dia, a internet vem tomando mais conta de nossas vidas. Empresas que não atuam de forma eficaz no mundo digital apresentam uma dificuldade muito maior para se estabelecer no mercado. Um site oficial bem programado e páginas corporativas bem visitadas nas principais redes sociais são grandes facilitadores para quem quer aumentar os lucros.

É importante enxergar a esfera online como um novo ambiente, capaz de trazer novos clientes para seu negócio, além de estreitar a relação deles com a empresa. Nesse sentido, manter uma equipe que atue especificamente nas ferramentas de internet pode ser bastante oportuno.

A melhor forma de propagar informações, hoje, é virtualmente. A internet tem a capacidade de tornar conteúdos virais. Por isso, divulgar campanhas, informes e promoções especiais de maneira online é uma das melhores táticas para atrair clientes.

5. Faça o cadastro de consumidores

Fazer o cadastro dos e-mails de seus clientes também é uma ótima forma de aumentar seus lucros, já que essa solução traz indicadores relevantes para a sua divulgação. Ao coletar os dados de quem compra com você e de clientes em potencial, é possível enviar e-mails posteriormente àquelas pessoas, com ofertas exclusivas para cada perfil.

Tenha em mente que nem sempre os clientes vão se lembrar da sua empresa, e é função do negócio se manter vivo na cabeça do consumidor. Nesse cenário, os e-mails são grandes aliados.

6. Crie ações de mercado nas datas comemorativas

As datas comemorativas são uma oportunidade e tanto para aumentar o lucro da empresa! Ocasiões como natal ou dia das crianças sempre fazem com que o faturamento de determinados mercados aumentem.

O segredo está em identificar qual é o ponto forte de sua empresa e quais produtos são os mais comprados nessas datas. Crie, assim, boas campanhas específicas voltadas para cada uma dessas épocas.

7. Acerte na precificação

Precificar seus produtos também é uma etapa essencial, que vai influenciar diretamente no faturamento de sua empresa. Os preços de seus serviços devem ser extremamente bem pensados, caso contrário podem trazer enormes prejuízos. Por isso, muitos empreendedores consideram que a estipulação dos preços dos itens é uma arte. Mas não se engane: há muito de ciência nesse processo.

Um preço muito inferior ao do restante da concorrência pode atrair novos clientes, sem necessariamente gerar lucro para a empresa. Da mesma forma, estipular um valor muito superior à média pode afastar os consumidores de seu empreendimento.

Por isso, precificar seus produtos deve ser algo muito bem estudado e arquitetado. Para fazer isso de maneira eficiente, é preciso analisar os preços das outras empresas da área em que atua, bem como o perfil socioeconômico de sua clientela.

O preço deve dar uma margem de lucro à empresa, mas também tem que ser acessível para seus consumidores — caso contrário, a empresa dificilmente conseguirá ter compradores.

As ofertas e as queimas de estoque realizadas devem ser planejadas da mesma forma, sem esquecer que o preço, mesmo mais baixo, ainda deve gerar lucro para o empreendimento.

O aumento no faturamento de uma empresa é, para muitos empreendedores, a definição de sucesso. Mas obviamente este aumento não é alcançado de uma hora para a outra. E, para que isso aconteça, é necessário um bom planejamento.

Esperamos que essas dicas ajudem a aumentar a margem de lucro do seu negócio. Tem mais alguma dica? Conte-nos o que mais você sugere para aumentar o faturamento de uma empresa!