Para aumentar as vendas da empresa é preciso, fundamentalmente, repensar uma série de ações. A primeira delas é o preço praticado. Quando ele está acima da realidade das pessoas, é evidente que representará um problema para a lucratividade do empreendimento.

Além disso, existem algumas situações recorrentes que podem ser trabalhadas para que os resultados positivos apareçam com naturalidade. Quer saber quais são elas e como agir? Então não deixe de conferir nossas dicas! 

1. Reveja os processos internos da empresa

Não cometa o erro de atribuir seus problemas exclusivamente à crise financeira do país: pode ser que eles tenham menos a ver com a conjuntura econômica do que com fatores internos.

Por exemplo, quando sua empresa não conta com profissionais especializados para cuidar da contabilidade ou até mesmo quando a gestão de pessoas é inadequada, dificilmente os resultados serão satisfatórios.

Sendo assim, considere opções como a terceirização para atribuir a outras pessoas a responsabilidade por determinadas ações e a contratação de profissionais qualificados para lidar com o problema e otimizar os processos internos.

2. Considere o smarketing

O nome pode parecer estranho, mas smarketing nada mais é do que a união entre as equipes de vendas e de marketing.

Trata-se de um conceito que tem se tornado muito comum nos Estados Unidos e aos poucos vem ganhando espaço aqui no Brasil também. Um dos motivos para isso é que trata-se de algo muito simples de ser aplicado, mas que pode melhorar os resultados de uma organização.

O smarketing tem como propósito fundamental transformar esses dois grupos em complementares dentro da empresa, eliminando divisões e reduzindo os conflitos de interesse entre elas.

Para conseguir o alinhamento das duas equipes é preciso criar ações capazes de mudar a percepção que uma tem da outra. Assim, alternativas como compartilhar dados que são exclusivos de cada equipe com a outra e avaliar como os resultados de uma são úteis para outra podem ser um bom caminho para criar esse alinhamento.

3. Faça uma análise 360º de seu empreendimento

Como visto, seus problemas com vendas podem acontecer em função de fatores externos, mas também internos. Sendo assim, mais do que se concentrar no que acontece dentro de sua empresa ou no mercado, é preciso ter um olhar capaz de enxergar o todo e como cada agente impacta em seu empreendimento.

Isso significa pensar em termos comparativos como avaliar se os resultados negativos de sua empresa também são vistos nos outros empreendimentos de sua área.

Isso permite a você, por exemplo, compreender se existe algum diferencial colocado em prática pela concorrência que tem sido determinante para que a sua empresa fique para trás.

4. Vá em busca do seu próprio diferencial

Qual é o diferencial competitivo da sua empresa? Preço? Qualidade? Ela oferece alguma coisa que ninguém mais oferece? Pense nesses pontos.

Quando você não consegue responder a essas perguntas com clareza é porque precisa rever sua presença no mercado. Imagine uma pessoa que procura por determinado produto ou serviço e, ao comparar diversas ofertas, não vê nada que diferencia o seu trabalho do de outra empresa. Nesse caso, ela certamente comprará pelo preço mais baixo.

Se você não tem mais qualidade, muito menos preço baixo, por qual motivo esse cliente deveria investir seu dinheiro na sua empresa? Invista em um diferencial. Procure se concentrar nos interesses de seu público-alvo e, em função deles e das oportunidades de mercado disponíveis, oferecer algo realmente interessante.

5. Compreenda o público-alvo para aumentar as vendas da empresa

Lembre-se sempre: vende bem aquele que melhor compreende o perfil de seu cliente e oferece a ele as melhores soluções possíveis. Para tanto, é preciso saber o que as pessoas querem.

Elas podem priorizar preço, qualidade, às vezes até mesmo o atendimento. É o caso de algumas empresas que têm uma quantidade enorme de clientes fidelizados em função da sua personalização do atendimento.

A visão clara daquilo que o seu público-alvo deseja é fundamental para o sucesso das vendas. É um exercício de empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro para entender seu ponto de vista. Você pode fazer a análise do seu público-alvo a partir de um estudo do comportamento do consumidor, pesquisas de satisfação e outras fontes de informação.

De qualquer forma, jamais deixe de procurar informações sobre como as pessoas pensam. Esse pode ser o seu grande diferencial no mercado.

6. Repense o espaço de mercado que sua empresa ocupa

Deixou de vender bem, mas seu produto ainda parece qualificado? Pode ser que o problema não esteja necessariamente com ele. Dependendo da natureza do negócio, é natural que o empreendimento encontre um ponto de saturação em que as pessoas já não precisam mais daquele tipo de consumo. Se for o seu caso, considere ampliar o seu mercado. Isso ajuda a aumentar as receitas.

Você pode começar a atuar em novas localidades, como bairros, cidades, estados e até mesmo países diferentes. Pode também passar a oferecer soluções para novos públicos. São ações que garantem que mesmo que seu produto ou serviço seja algo passível de desgaste, você ainda possa continuar faturando.

Mas, atenção: não deixe de se planejar adequadamente para evitar que esse projeto de expansão represente um prejuízo maior no futuro.

7. Ofereça capacitação para a sua equipe

Profissionais precisam sempre estar em dia com técnicas e informações relativas à sua área. Sem isso, qualquer um pode ser facilmente superado.

Muitas vezes, o colaborador passa tanto tempo concentrado no seu dia a dia de trabalho que acaba não se aperfeiçoando e ficando defasado em relação a outros profissionais. Resultado: se isso acontecer na sua empresa, você pode acabar deixando o caminho livre para que a concorrência ocupe seu espaço no mercado.

Por esse motivo, é importante investir sempre em capacitação profissional para os vendedores, algo que costuma oferecer retorno imediato.

Essas dicas permitem a você repensar a abordagem de sua empresa. Sendo assim, não deixe de considerar cada uma dessas ações.

Aprendeu como é possível aumentar as vendas da empresa? Então não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais!