Com o mercado competitivo dos dias de hoje, encontrar soluções e estratégias que busquem otimizar os processos internos de uma empresa é algo que já faz parte do dia a dia de qualquer gestor. Um ambiente inovador, com boa comunicação e tarefas simplificadas, resulta em maior produtividade para toda a empresa. Neste cenário, um sistema de gestão integrada funciona como um cérebro para o sistema de gestão.

Não se trata apenas de reunir e organizar todos os processos realizados pelos funcionários da empresa, mas também oferecer ao gestor uma ferramenta que otimize seu trabalho e possibilite tomadas de decisão mais assertivas. Por isso, mostraremos aqui quais os benefícios do uso de um sistema de gestão integrada e algumas soluções diferenciadas disponíveis hoje no mercado. Confira!

Como funciona

O funcionamento interno de uma empresa é guiado de forma dependente do papel do gestor, que é responsável por gerenciar as informações referentes a cada projeto, cada setor, e alinhar o desempenho de todos. Essa é uma tarefa complexa que exige muita desenvoltura da gestão para encontrar uma forma eficaz de garantir a produtividade de todos.

Como o próprio nome já diz, a função desse tipo de sistema é, basicamente, integrar os processos relacionados à gestão da empresa. Isso significa que ele reúne as informações inseridas por todos os funcionários referentes aos projetos de cada time, criando uma estrutura que dá ao gestor uma visão panorâmica do andamento dos processos, assim como pode detalhar tarefas específicas, conforme solicitado.

Indo além, o sistema busca diagnosticar quais as mudanças necessárias sejam realizadas na empresa, possibilitando o desenvolvimento de uma estratégia que traga o crescimento esperado. Podemos citar, por exemplo, possíveis cortes a serem feitos, indicadores e métricas a serem modificados ou implementados e a reorganização de processos.

Benefícios

Já citamos algumas questões referentes a como o sistema pode trabalhar em busca de colocar a empresa no caminho para um funcionamento mais eficaz e que resulte em mais faturamento e crescimento. Entretanto, é possível apontar, de forma mais detalhada, os principais benefícios de sua utilização.

Essas informações ajudarão você a traçar um paralelo quanto ao funcionamento interno de sua empresa e compreender de que forma um sistema de gestão integrada pode ser uma solução eficaz para garantir mais produtividade e organização em seus processos.

Economia de tempo e dinheiro

Um dos fatores que mostram claramente de que forma uma empresa tem conquistado avanços em seu funcionamento interno é a questão de tempo e dinheiro. É fácil compreender como isso é benéfico para qualquer negócio, mas nem sempre é uma conquista simples de alcançar.

Um sistema de gestão integrada é alimentado constantemente por todos os times com as informações referentes a seus processos. Isso possibilita a conscientização dos funcionários quanto ao trabalho de outras equipes, facilitando as relações entre elas e simplificando processos. Além disso, permite que os processos sejam padronizados, tornando-os mais eficazes e aumentando a qualidade final do produto ou serviço.

Isso impacta de forma positiva na quantidade necessária de tempo para realização das tarefas e, consequentemente, no custo de cada processo.

Otimização da logística

Uma das áreas que tem muito a ganhar com a integração de informações da empresa é a logística, principalmente em relação ao funcionamento do estoque. Com uma visibilidade melhor dos projetos em andamento e os previstos para o futuro, o estoque pode ser ajustado para que itens não estejam em falta e, também, não haja excesso de itens armazenados por um tempo longo demais.

Mais facilidade nas tomadas de decisão

Com a padronização de processos, descrição clara de cada atividade e um planejamento que inclua prazos e objetivos, a tomada de decisões em cada equipe se torna mais natural e eficaz. Isso se deve à maior integração entre as metas gerais e individuais de cada time, que serve para garantir decisões mais assertivas em cada um deles, beneficiando a todos.

Unificação de interfaces de gestão

Este é um fator que impacta diretamente no trabalho do gestor. Com a integração realizada em um único sistema, a articulação de informações se torna mais fácil de acessar. Isso possibilita uma visão mais ampla do funcionamento de toda a empresa e otimiza as ações do responsável pelas grandes decisões, garantindo maior controle sobre a toda a operação.

Fortalecimento da marca

Somado aos fatores citados acima, outros benefícios promovem o fortalecimento da marca da empresa. Podemos citar a redução de custos com informática, o foco nas atividades principais, oportunidade para redução de gastos com energia, satisfação dos clientes, aumento da competitividade, entre outros.

Principais sistemas de gestão integrada

Atualmente, existem diversas empresas que oferecem softwares voltados à gestão integrada. É possível encontrar sistemas que ofereçam uma ampla diversidade de ferramentas para estruturar o processo de gestão de sua empresa. Alguns deles se destacam pela forma eficaz como realizam essa função por meio de uma plataforma dinâmica e fácil de usar.

Devido à sua alta qualidade, um dos sistemas mais procurados nos dias de hoje é o ERP Pirâmide, da PROCENGE. Ele oferece gestão administrativa, financeira e operacional para empresas de todos os portes e segmentos.

A PROCENGE é uma empresa de tecnologia da informação, voltada para sistemas de gestão integrada, que oferece desenvolvimento, implantação, consultoria e treinamentos, além de soluções de Business Intelligence para grandes verticais de Saúde, Saneamento, Gás, Manufatura e Governo.

Dentre suas especialidades, destaca-se o MobiServices, uma solução que possibilita o desenvolvimento de aplicações voltadas para dispositivos móveis. Nela, sua empresa aumenta a eficácia dos trabalhos realizados em campo com o uso de formulários e workflows desenvolvidos especificamente para suas necessidades.

A PROCENGE é, também, responsável pela plataforma InnFluit, que oferece integração e automatização de processos com um alto grau de especificidade, possibilitando a criação de sistemas web personalizados conforme as características exclusivas de sua empresa.

Essas soluções são desenvolvidas com o propósito de tornar mais eficaz a gestão de processos e o trabalho do gestor, para que o resultado final de seus produtos e serviços alcance o nível de excelência desejado. Implementando um sistema de gestão integrada, você obtém mais produtividade de cada profissional e da empresa como um todo.

Gostou do post? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba mais dicas para melhorar a gestão de sua empresa!