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Descubra como melhorar a gestão da qualidade da sua empresa

Uma empresa tem muitas obrigações, por exemplo, atender bem os clientes e pagar seus funcionários em dia. E custa caro não cumpri-las. Todavia uma das maiores obrigações é melhorar continuamente, o que demanda investimentos em gestão da qualidade.

Imagine uma empresa com altas taxas de erro, retrabalho, conflito e insatisfação. Não é difícil concluir que ela é menos competitiva que seus concorrentes. Além disso, todos esses problemas reduzem a performance financeira, ameaçando a viabilidade do negócio.

Em vista disso, cabe ao gestor descobrir como melhorar a gestão da qualidade da empresa. É preciso políticas, métodos e softwares que levem ao progresso. Entenda mais adiante!

O que é gestão de qualidade

Primeiro, vamos nos dedicar a conceituar o assunto. A qualidade representa o grau positivo ou negativo de excelência de algo. Por exemplo, se um carro tem um alto grau de excelência, significa que ele tem qualidade. O mesmo acontece com as empresas.

Algumas organizações são excelentes no que fazem. Elas fazem as coisas certas (eficácia) e fazem certo as coisas (eficiência). Por isso, revelam os mais altos níveis de qualidade, o que pode ser constatado ao analisar a satisfação dos seus clientes e suas taxas de acerto.

À vista disso, gestão da qualidade nada mais é do que a busca por excelência. É a tentativa de atuar de maneira eficaz e eficiente, bem como padronizar as melhores práticas para que se tornem habituais. Quando isso é feito rigorosamente, a empresa tende a crescer.

Princípios da gestão de qualidade

Gestão da qualidade é um processo, algo que acontece passo a passo. Mas, para que esse conjunto de etapas aconteça com acerto, é preciso ter alguns princípios em mente. Veja!

Insatisfação com o status quo

O termo status quo vem do latim e significa “o estado das coisas”. Para que a melhoria aconteça, primeiramente, é necessário estar insatisfeito com o atual “estado das coisas” que existem na empresa e entender que eles podem melhorar muito.

Essa insatisfação gera uma ânsia de melhoria contínua. A alta administração, os líderes médios e operários passam a desejar resultados cada vez melhores. É exatamente essa mentalidade de insatisfação compartilhada que resulta no progresso do que é feito.

Métodos consistentes

O termo método vem do grego methodos, e é composto pelas palavras meta (objetivo) e hodós (que significa caminho). Logo método é o caminho para se alcançar determinado objetivo. Se o resultado almejado é a melhoria, qual método pode ser utilizado?

O método que subsidia a melhoria contínua e, portanto, a gestão da qualidade é o ciclo PDCA. Consiste em planejar o que deve ser feito, executar com acerto, checar os resultados obtidos e agir corretivamente, depois voltar para o estágio inicial de planejamento.

Compromisso da liderança

Outro princípio é o compromisso da liderança. Se os líderes não estiverem engajados com a gestão da qualidade, ela dificilmente terá bons resultados. Tenha em mente que os erros e acertos dos líderes são replicados pelos liderados. Logo é preciso de compromisso.

A questão é: o que é compromisso? É falar o que deve ser feito e também fazer, mostrando que está igualmente engajado com o projeto de melhoria contínua. Portanto, os gestores precisam eliminar o problema do falar-fazer, isto é, falar uma coisa e fazer outra.

Tecnologia de ponta

Não é possível dissociar progresso e tecnologia. Uma coisa depende da outra. Sendo assim, aprimorar os processos diários depende diretamente do uso de bons softwares e ferramentas gerenciais. Do contrário, o trabalho será muito mais complexo e passível a erros.

Imagine melhorar o fluxo de caixa sem um sistema que monitore as entradas e saídas. Ou acompanhar o progresso de um projeto sem levantar simultaneamente seus indicadores de desempenho. Portanto é preciso ir além dos controles em planilha, mas investir em um software de gestão que possa controlar de forma específica os processos da organização.

Importância da gestão de qualidade

A gestão da qualidade não é só importante, é algo crucial. O mercado está mudando a passos largos e a concorrência está cada vez mais acirrada. Nesse contexto, empresas que insistem em manter as mesmas práticas tendem a ser ultrapassadas com facilidade.

Pense bem. O avanço em qualidade ajuda a reduzir erros, desperdícios, retrabalho, acidentes e vários outros problemas diários. Logo está diretamente associado ao aumento da produtividade e eficiência no expediente. Qualidade é igual a melhores resultados.

Outro reflexo é a maior satisfação dos stakeholders, isto é, das pessoas que estão mais próximas do negócio — como clientes, funcionários, investidores e parceiros estratégicos. A melhoria faz com que as pessoas sintam-se parte de algo sério, próspero e com credibilidade.

Como resultado, a gestão da qualidade leva ao progresso financeiro. Se uma empresa é mais competitiva e eficaz em satisfazer seu público-alvo, ela certamente também é mais rentável. Logo, apresenta taxas de retorno sobre investimento superiores à média.

Por que implementar sistema de gestão de qualidade

Um bom software de gestão, contribui de muitas maneiras para a gestão da qualidade. Por essa razão, não é possível deixar de mencioná-lo.

Primeiro, ele viabiliza a automação dos processos. Isso garante que as atividades mais repetitivas fiquem a cargo de bots, enquanto os líderes cuidam do que é estratégico. Ou melhor, garante que as pessoas foquem no que é realmente importante.

Outra vantagem está no monitoramento dos resultados. Sistemas ajudam a levantar dados e cruzá-los para obter indicadores de desempenho. Esse mesmo processo levaria dias e contaria com baixa confiança, caso feito manualmente.

Ainda é importante destacar a digitalização dos processos. Um sistema de gestão da qualidade permite que os processos (até os mais tradicionais) ganhem uma versão digital e sejam executados com mais fluidez. Como consequência, tornam-se muito mais ágeis.

Como pode observar, a gestão da qualidade é crucial ao sucesso nos negócios. Ajuda a satisfazer as partes interessadas, reduzir erros e aumentar o desempenho financeiro. Para tanto, é preciso ter certos princípios em mente, como a insatisfação contínua e integração de bons métodos de trabalho. Além de tudo, é importante contar com softwares de ponta.

Se você gostou do nosso artigo sobre como melhorar a gestão de qualidade da sua empresa, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como podemos te ajudar com nossas soluções. Vamos lá?

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