Entenda como o Pirâmide Clinic beneficia a gestão da sua clínica

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Recentemente os softwares de gestão se tornaram os principais aliados dos empreendimentos. Entretanto, cada segmento de mercado tem suas especificidades, verdade?

No caso das operadoras de planos de saúde, hospitais, pronto atendimentos, clínicas e consultórios médicos, uma série de processos gerenciais ainda não eram contemplados pelos sistemas disponíveis.

Pensando nisso, a Procenge desenvolveu o Pirâmide Clinic. Você conhece o sistema de gestão para especialidades médicas? Quer saber quais são os benefícios oferecidos pela ferramenta? Confira a seguir!

O que é o Pirâmide Clinic?

O Pirâmide Clinic consiste em um sistema de gerenciamento versátil e com extenso conjunto funcional. Ele foi elaborado para oferecer às empresas as interfaces necessárias a todas as especialidades médicas, como neurologia, urologia, cardiologia, clínica geral etc.

Vale destacar ainda que o software teve construção baseada no objetivo de otimizar o gerenciamento de clínicas especializadas em diagnósticos. Nesse caso, trata-se daquelas que realizam os mais variados exames, como raio-x, ultrassonografia e endoscopia, por exemplo.

O Pirâmide Clinic é uma plataforma completa de gestão. Portanto, dispensa o uso de outras ferramentas, centraliza e agiliza as operações — da marcação de consulta ao recebimento. Ao adotar o software, é possível aumentar a produtividade, o controle dos processos e a integração de todos os setores da empresa.

A tecnologia de ponta faz o sistema funcionar no ambiente de nuvem da internet. Médicos, gestores e demais colaboradores acessam os dados de qualquer lugar via dispositivo mobile. O Pirâmide Clinic também disponibiliza envios de SMS aos pacientes para lembrá-los das consultas. Com isso, a agenda é otimizada, sobretudo nos casos de desmarcações.

Além disso, o paciente é a razão de qualquer atividade médica. Sendo assim, o Clinic foi desenvolvido para ser pleno: ele não opera na ordem ”organização financeira/ponta final”. A solução da Procenge usa a hierarquia oposta: tudo começa com o atendimento ao paciente, já que daí surgem necessidades de gestão administrativa e financeira.

Qual o objetivo?

O objetivo do software consiste em possibilitar a administração completa das empresas da área de saúde. Todas as categorias são contempladas pelo sistema, já que ele conta com os mais diversos módulos necessários para a gestão de prontos atendimentos, clínicas multi-especialidades, Day Clinics e diagnósticas.

O Pirâmide Clinic visa otimizar a programação de agendamentos, realizações de consultas, recebimentos de valores de pacientes particulares e de convênios. Ele conta ainda com portal e emissão de Notas Fiscais, prevenção de glosas e disponibilização de análises gerenciais. Tudo isso, é claro, de maneira adequada a cada especialidade.

Como o sistema de gestão funciona?

A plataforma se vale da Tecnologia da Informação (TI) e opera com base em módulos específicos para atender as demandas da clínica médica. Possivelmente você já sabia disso, certo? Quer saber como ele funciona na prática?

Pois tudo começa com o fluxo de consultas e o atendimento ao cliente. Assim que a clínica recebe uma solicitação de agendamento, o software inicia os procedimentos de gestão. Ele verifica a disponibilidade dos médicos e o convênio do paciente para encontrar a data mais apropriada.

O comparecimento do paciente à consulta dá início às novas operações. O registro de entrada realizado pela recepção gera a publicação automática do prontuário para que o médico insira no sistema todas as informações que julgar pertinentes.

Finalizada a consulta, começam os processos financeiros. No caso dos pacientes particulares, o sistema registra a forma de pagamento (dinheiro, cheque, cartão) e integra os dados ao módulo de gerenciamento orçamentário. Quando o débito for de responsabilidade do convênio, há outros procedimentos.

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Após a elaboração do registro de consultas ou a realização dos exames, os lotes de atendimentos são enviados aos convênios (uma vez ao mês) e os conteúdos gerados passam a compor o controle financeiro da empresa. Assim que os convênios efetuam os pagamentos (aproximadamente 60 dias depois da consulta), faz-se novo registro de quitação e o sistema dá baixa nas quantias recebidas.

Similarmente ocorre o repasse médico. Na sequência de determinado período, a clínica precisa pagar os profissionais e, quando isso acontece, o software controla toda a operação, registrando as informações nas áreas financeiras.

Em geral, os procedimentos médicos utilizam algum tipo de material. Logo, é necessário contabilizar os gastos e gerenciar o estoque para evitar prejuízos ou inoperância da clínica por ausência de itens. Por isso, o Pirâmide Clinic dispõe também do controle de estoque.

Quais os principais benefícios oferecidos pela solução?

Com a solução da Procenge, é possível controlar todos os recursos, agilizar e gerenciar o atendimento aos pacientes e otimizar os processos indispensáveis à competitividade e à administração do negócio. Veja alguns benefícios.

Indicadores de análises gerenciais

Acessar informações precisas e corretas é fundamental para construir as melhores estratégias e corrigir falhas. Os indicadores do Clinic permitem a observação de:

  • faturamento: quantidade e valor dos atendimentos e produção dos médicos;
  • gestão financeira: pagamentos e recebimentos;
  • indicadores de qualidade: tempo de espera e qualidade dos serviços oferecidos.

Existem diversos outros indicadores e todos eles são muito importantes para a gestão dos recursos. A análise de ociosidade dos consultórios, por exemplo, possibilita alocar os profissionais de modo eficiente.

Imagine outra situação: descobre-se com os indicadores que um equipamento é pouco usado. Tal constatação pode alterar o rumo do empreendimento para reverter os prejuízos e eliminar gastos desnecessários.

Aderência à legislação

A aderência à legislação é um ponto forte do software, sobretudo no que se refere à Troca de Informações de Saúde Suplementar (TISS) e Declaração de Serviços Médicos e da Saúde (DMED). Além disso, as alterações legislativas são incorporadas pelo sistema para evitar problemas com os órgãos fiscalizadores.  

Controle financeiro

O setor de finanças corresponde ao alicerce do empreendimento. Por isso, o Pirâmide Clinic apresenta desempenho exemplar no que diz respeito ao controle orçamentário por meio do processamento das contas a pagar e receber, controle de contas bancárias, tributação e indicadores de faturamento.

Prontuário eletrônico customizável

O gerenciamento do prontuário eletrônico figura como módulo indispensável ao registro clínico das informações dos pacientes, do histórico de queixas, doenças e de outros dados importantes para clínica e médico. Portanto, merece destaque a possibilidade de personalização do prontuário segundo às necessidades do empreendimento.

Gerenciamento de estoque

O Pirâmide Clinic torna possível o controle apurado do estoque (materiais e medicamentos). Ou seja, administra compras e pagamentos aos fornecedores, apresentando os indicativos relacionados aos excedentes e reposições de mercadorias.

Soluções específicas para cada especialidade

Cada especialidade clínica precisa atuar de maneira distinta. Por se tratar de um sistema altamente customizável, o Pirâmide Clinic se adéqua a cada tipo de trabalho, bem como às necessidades dos usuários. A personalização é uma das chaves do sucesso da plataforma.

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre o Pirâmide Clinic. Como pudemos constatar ao longo do artigo, a ferramenta disponibiliza soluções em todas as etapas de trabalho das áreas da saúde.

Sem dúvidas, o sistema otimiza todos os processos e facilita a tomada de decisão dos gestores para que tudo resulte em aumento de produtividade e qualidade do empreendimento.

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o potencial do Pirâmide Clinic? Entre em contato conosco!

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