Ficou Interessado?

Blog

Entenda o que é um balancete contábil

O balancete contábil, também conhecido como balancete de verificação, é um  relatório extraído do livro contábil e que abrange todas as informações contábeis das contas em movimento na empresa, bem como o seu respectivo saldo.

Muitos gestores não utilizam o relatório com frequência em razão da dificuldade no momento de consultar e interpretar as informações que constam nele. Por isso, abordaremos neste artigo os principais conceitos, orientações de como é feito e por que ele é tão importante para a saúde e o crescimento de uma empresa. Confira:

Balancete contábil: entendendo os conceitos

Para interpretar um balancete contábil é imprescindível conhecer os conceitos e saber o que cada um deles significa na  rotina prática de um negócio:

  • Livro contábil: É o livro que registra todas as informações contábeis/financeiras de um negócio. Há vários subtipos de livros no ramo da contabilidade, como livro diário, livro razão e livro caixa. É desses livros contábeis que são extraídas todas as informações que darão forma ao balancete contábil.
  • Ativo: É um dos grupos que dão forma ao balancete. Nesse grupo estão as informações a respeito de todos os bens e direitos da empresa. Dentro do ativo haverá o caixa, que representa a disponibilidade de dinheiro que a empresa possui em seu estabelecimento; bancos, contas em movimento e fundos de investimento, que representam todos os saldos em instituições bancárias; contas a receber, que são todos os valores que devem ser creditados em favor da empresa; adiantamentos para futuras prestações de contas, que representam aqueles valores pagos antecipadamente para despesas como viagem, deslocamento, entre outras; impostos a recuperar, sendo os saldos tributários que podem vir a ser deduzidos; estoques, que são os saldos em mercadorias; despesas antecipadas, que são  os valores pagos por despesas como seguro, por exemplo; ativo realizável a longo prazo, que são valores que podem vir a ser recebidos a longo prazo; ativo permanente, que representa bens e investimentos que a empresa possui; por fim, o ativo permanente intangível, que são bens como software, ou seja, intangíveis, mas que têm valor monetário.
  • Passivo: No passivo se encontram todas as informações sobre as obrigações e o patrimônio liquido da empresa. Nesse grupo haverá a relação de impostos, taxas e contribuições a recolher, contas a pagar para fornecedores, relação de provisões com salários e contribuições para colaboradores, além de uma relação de valores que terão vencimento com prazo superior a um ano. Ainda no passivo, há a descrição do patrimônio líquido, como já mencionado. Nesse item encontram-se os valores relativos ao capital social da empresa, bem como as reservas para futura utilização.
  • Resultado: Relação de todas as receitas, despesas e custos da empesa.
  • Receitas: Demonstram todos os ganhos da empresa. Nesse grupo é possível avaliar quais são os departamentos que geram mais lucro e quais são os que trazem menos resultados.
  • Custos: São todos os gastos da empresa. Representam os valores que são desembolsados para manter a empresa em funcionamento. São as despesas imprescindíveis. É importante prestar atenção para não confundir despesas com custos.
  • Despesas: Diferentemente dos custos, as despesas representam valores que são gastos, mas não estão diretamente relacionados à atividade-fim da empresa.

Elaborando um balancete contábil

A elaboração do relatório é muito simples. Há vários modelos e formas de apresentar ativo, passivo, custos, receitas, resultados e despesas.

De forma geral, ele pode ser disposto em quatro colunas, sendo duas colunas reservadas para o movimento e duas reservadas para o saldo. O preenchimento das colunas de movimento deve ser com as informações literais de débito e crédito em cada conta. Já o preenchimento das colunas destinadas ao saldo é feito a partir do cálculo da diferença entre crédito e débito.

Este é apenas um exemplo simples de balancete contábil. Lembre-se de que é importante ter a assessoria de profissionais capacitados para acompanhar a saúde financeira do seu negócio. Além disso, é salutar possuir sistemas informatizados especiais que otimizem a rotina fiscal, contábil e, consequentemente, a estratégia do seu negócio.

Interpretando as informações geradas

O balancete contábil traz todas as informações relativas a atual situação financeira do negócio. Além de apresentar todos os direitos, bens e investimentos da empresa, ele também engloba despesas, custos e reservas existentes.

Um balancete completo pode conter:

  • Informações quanto aos valores em caixa.
  • Informações bancárias completas.
  • Valor dos estoques de produtos.
  • Valor dos bens, como automóveis, máquinas, equipamentos e utensílios.
  • Previsão de custos com pagamento dos colaboradores.
  • Valores a receber em curto e longo prazo.
  • Impostos a recuperar.
  • Impostos a pagar.
  • Valor do capital social.
  • Reservas.

Todas essas informações trazem uma ideia aprofundada sobre a situação do negócio e também sobre o seu futuro, já que os vários indicadores agrupados são passíveis de análise e posterior adoção de estratégias.

Saber qual é o valor em estoque, por exemplo,  permite que a empresa avalie a necessidade de aumentar ou reduzir essas quantidades, de acordo com a realidade do mercado. Essas informações também ajudam a verificar qual departamento está gerando mais lucro e qual não está rendendo tanto. Isso pode ajudar quanto a optar por uma reestruturação interna e realocação de funcionários para áreas mais improdutivas.

Decifrando a importância do relatório contábil

Para apurar os resultados no fim de um ano contábil, é de praxe as empresas elaborarem um balancete contábil. Esse relatório é o ponto de partida para a adoção de procedimentos internos e externos. É pelo relatório que a empresa conhece a atual situação financeira do negócio e pode adotar estratégias de melhoria ou até mesmo corte de despesas.

Manter um orçamento em dia pode significar o sucesso ou o fracasso de um negócio. Por isso, o gestor deve conhecer as ferramentas contábeis existentes e saber como utilizá-las em favor de uma gestão de resultados.

Como vimos, o relatório contábil é um documento extremamente importante para avaliar a saúde e o desempenho de um negócio. Além disso, com base nas informações trazidas nesse relatório é possível traçar estratégias e qualificar a gestão do negócio.

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre gestão, contabilidade e otimização de processos.

A Procenge

Somos uma empresa de TI com 50 anos de mercado, sediada no Porto Digital. Know-how no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial personalizadas com foco em inovação. Nosso propósito é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios e gerar resultados sustentáveis.

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber