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Entenda quais os principais desafios na gestão de empresas em crescimento

Ser empresário não é uma tarefa para aventureiros. A gestão de empresas de médio e grande porte é um desafio ainda maior, sobretudo em tempos de crise. Por isso, é importante ter muita cautela e um planejamento muito bem-feito para manter a empresa em crescimento. Estar consciente do lugar que a sua empresa ocupa atualmente e ter flexibilidade para pensar novas formas de organização do trabalho são algumas das medidas que podem ajudar.

Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos 10 dos principais desafios enfrentados por gestores de empresas em ascensão e mostraremos como você poderá superar esses obstáculos. Confira!

1. Ter um planejamento realista

Para as empresas em crescimento, que vislumbram a grandeza, ou que desejam expandir um pouco mais seus negócios, é importante traçar um planejamento de curto, médio e longo prazos. Esse documento deve conter os objetivos estratégicos da empresa ao longo desses períodos.

Mas isso não deve ser feito repentinamente. Todos esses objetivos devem estar diretamente relacionados ao cotidiano da empresa, aos números, ao faturamento, às estratégias de vendas e a outras variáveis que fazem parte da realidade da sua empresa.

2. Saber aonde quer chegar

Ter um planejamento bem elaborado o ajuda a saber aonde quer chegar e a providenciar meios para alcançar isso. Você sabe exatamente que lugar você ocupa hoje no mercado? E aonde quer chegar em 5, 10 ou 15 anos, você sabe? Se você tem isso bem claro, é importante trabalhar em sintonia com esse objetivo e não lançar mão dele.

É importante saber também por que você quer ocupar esse lugar e o que fará assim que você o alcançar. O crescimento desordenado ou a qualquer custo pode trazer mais dor de cabeça do que benefícios. Essa reflexão ajudará você a valorizar cada conquista, rumo a um objetivo maior.

3. Padronizar os processos corporativos

Muitos empreendedores que estão começando têm dificuldades em organizar a rotina da empresa no começo. Tudo acontece ao mesmo tempo, e as decisões são tomadas um pouco por impulso. Isso pode gerar retrabalho, dispêndio de energia, tempo e dinheiro. Desde o início, é importante que a sua empresa tenha seus processos organizados e padronizados.

Quando existe um desenho de tudo que precisa ser feito, as pessoas chegam e executam, não precisam gastar tempo pensando na atividade. Padronizar processos e utilizar softwares adequados facilita a gestão de empresas de qualquer porte e também ajuda no aperfeiçoamento da prestação de produtos ou serviços.

4. Dar atenção especial às finanças

A empresa que começou com um capital inicial reduzido ou com um capital de giro pequeno e que tem despesas iniciais altas, com tributos e outros fatores, precisa se dedicar às finanças. Essa é a realidade de muitas empresas que estão em processo de crescimento.

Mas é possível driblar tudo isso e seguir firme com o plano de expansão. Para isso, é preciso ter uma atenção especial às finanças e contar com uma equipe de profissionais capacitados e dedicados a essa área. A área financeira não é para iniciantes, deve ser encarada com seriedade e profissionalismo.

5. Estabelecer metas

Para que tudo aconteça da maneira desejada, não basta passar orientações para a equipe, é preciso listar metas para as tarefas: metas de vendas, de novos clientes, para conseguir novos fornecedores, para conseguir melhores negociações, de capacitação do grupo, de organização interna, entre outras. Toda meta deve estar relacionada a um indicador específico, mensurável e possível de ser atingido.

6. Informar-se adequadamente

Você conhece as oportunidades que empresas do seu segmento podem ter em programas ou parcerias com o governo? Sabe se a sua empresa pode ter algum tipo de isenção tributária? Conhece os incentivos e subsídios que podem favorecer o seu negócio? A informação tem um valor incalculável, e isso fica ainda mais evidente quando a empresa está em crescimento. Esse é o momento de aproveitar qualquer oportunidade que possa favorecer o negócio. Aprenda a usar a informação a seu favor e cresça de forma segura e constante.

7. Tornar o crescimento da empresa um objetivo comum

É muito fácil mostrar que o crescimento é importante para os donos e gestores da empresa. Difícil é fazer com que os colaboradores de diferentes níveis tenham esse mesmo conceito. Por que o crescimento da empresa será vantajoso para todos? Apresente as melhorias que poderão ser implementadas, exponha o aprendizado que o grupo terá e de que forma todos serão beneficiados à medida que a empresa for crescendo.

8. Investir em capacitação continuada

As empresas em crescimento precisam se desdobrar para oferecer um serviço de qualidade, dentro do que o mercado pode pagar. Para isso, é imprescindível investir na constante capacitação da equipe. Tenha um cronograma de treinamento constante que favoreça cada setor da empresa e estimule os colaboradores a participarem. Mostre que, se as grandes empresas ganham em termos de estrutura e recursos para investir, as médias e pequenas podem se superar em termos de criatividade e entusiasmo.

9. Funcionar no ritmo certo

Não adianta ser uma empresa em crescimento e se posicionar no mercado como uma multinacional. É preciso funcionar no ritmo certo para colher os frutos maduros direcionados ao seu tipo e tamanho de negócio. As empresas precisam se adequar aos novos tempos, utilizar as novas tecnologias, ser mais flexíveis e valorizar iniciativas que antes eram impensadas.

As empresas estão vendo que aderir a novos sistemas de organização tem sido uma saída econômica para pequenas e médias empresas. A flexibilidade no horário de trabalho, o sistema de home office e o modelo de trabalho por entregas são algumas das alternativas já adotadas por algumas corporações.

10. Ter visão de futuro

Muitos pequenos não chegam a ser grandes porque subestimam ou superestimam o seu negócio. No Brasil, ser uma empresa em crescimento atualmente requer visão de futuro e manter os pés no chão. É necessário ter consciência de que o crescimento é uma consequência do trabalho árduo, dos investimentos feitos e muita dedicação, e de que não existe ascensão de uma hora para a outra. É preciso crescer com segurança e responsabilidade para continuar prestando o melhor serviço possível.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como driblar os principais desafios na gestão de empresas em ascensão, assine nossa newsletter e receba outras informações que ajudarão a sua empresa continuar crescendo de forma consistente, segura e saudável!

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