Ficou Interessado?

Blog

Você sabe como um gestor influencia a produtividade no trabalho?

Sem dúvida, a postura do gestor interfere a produtividade no trabalho, afinal, é o exemplo a ser seguido por seus subordinados. Um líder de alto desempenho é a primeira “peça” para formação de uma equipe de resultados fora da curva.

Segundo uma pesquisa da Towers Watson, o simples fato de o superior reconhecer seu subordinado influi em até 60% de aumento de produtividade. Logo, é preciso estar atento a esse fator e usá-lo como força para atingir níveis mais elevados.

Outro ponto a ser analisado é que, na maioria das vezes, os pontos fortes e fracos de um líder são repetidos na equipe. Assim, se o líder é pontual, os subordinados tendem a ser. Se entrega bons resultados, os funcionários farão o mesmo.

Pensando em tudo isso, elaboramos este artigo. Aqui, você vai entender com clareza como um gestor influencia a produtividade no trabalho, além de conhecer dicas práticas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Vamos lá!

O papel do gestor na influência dos resultados

Todo gestor ocupa um cargo de comando, isto é, tem profissionais sob a sua autoridade. Logo, assume um papel de protagonista: é visto, ouvido e imitado por muitos outros colaboradores.

Ainda é possível afirmar que a postura do gestor interfere no próprio clima organizacional, tornando-o agradável ou desagradável. Gestores autoritários, que centralizam demasiadamente o comando, tornam o clima ineficaz para a produtividade da sua equipe, impedindo-a de inovar e assumir responsabilidades.

Por tudo isso, é indispensável que o gestor busque se desenvolver, conhecer melhor sua equipe e entregar resultados pessoalmente. Somente falar o que deve ser feito não é eficaz. É necessário se comprometer e dar o exemplo prático.

Também é importante buscar se desenvolver, afiando-se para alcançar um desempenho ainda maior no futuro. Isso pode ser feito com a ajuda de cursos, palestras ou programas de desenvolvimento de líderes (PDL). Na Unilever, por exemplo, futuros líderes passam por um programa de PDL de três anos.

Quando um gestor entende o seu papel na equipe e assume a responsabilidade devida, pode atingir resultados inusitados. Com o alinhamento entre líder e liderados, torna-se possível bater metas e alcançar os objetivos inicialmente definidos.

Dicas para influenciar a produtividade no trabalho

Melhore a comunicação interna empresarial

O diálogo no ambiente de trabalho é, sem dúvida, uma importante ferramenta para influenciar os subordinados, alinhá-los na busca pelos resultados e reduzir o número de problemas. Por essa razão, é necessário melhorar a comunicação.

Para tanto, invista em sistemas de gestão empresarial (ERP), úteis para integrar os diversos setores, gerar relatórios consistentes e tornar o trabalho mais eficaz. Use, também, murais de recados e redes sociais corporativas.

Por fim, é necessário aprender a cascatear as informações adequadas, transmitindo-as aos subordinados. Muitos líderes retêm para si mesmos o que deve ser feito, deixando os profissionais com pouco ou nenhum conhecimento.

Seja exemplo do que deseja ver

É muito simples falar o que deve ser feito. Dar o exemplo, no entanto, demanda mais tempo, energia e comprometimento. Então, aproveite para “arregaçar as mangas” e, pessoalmente, mostrar o que deve ser feito.

Muitos gestores caem no dilema falar-fazer. Dizem uma coisa, porém, fazem outra. Esse é um dos maiores inimigos para a produtividade no trabalho, fazendo com que os subordinados não levem a sério o que é dito.

Portanto, aproveite para cumprir os horários já estabelecidos, abraçar os valores da organização, gerar e receber mais feedback e respeitar a cadeia de comando. Lideres exemplares são inspiradores e atingem melhores resultados.

Crie uma cultura de alto desempenho

A cultura organizacional é um dos elementos mais importantes na gestão. Ela representa o conjunto das crenças, dos hábitos e dos valores da companhia. Quando a cultura é de alto desempenho, significa que isso é uma prioridade para todos.

No entanto, a maioria das empresas não tem uma cultura de alto desempenho. Estima-se que apenas 39% do expediente de trabalho é produtivo, sendo o restante perdido com atividades ineficazes.

Para criar uma cultura de alto desempenho, informe que qualquer coisa pode ser feita em apenas algumas horas, dias ou — se for algo verdadeiramente complicado — semanas de trabalho afinco. Nunca trabalhe com prazos demasiadamente longos.

Ofereça feedbacks de forma contínua e sincera

O feedback é um retorno de informação, e consiste em dar um parecer ao funcionário sobre a sua atuação na empresa. Esse retorno de informação pode ser uma crítica construtiva ou um elogio, dependendo do desempenho do profissional.

O feedback é, também, uma oportunidade de o gestor demonstrar que observa os pontos fortes e fracos de cada colaborador, reconhecer os acertos na empresa e impulsionar os indivíduos na busca por conquistas ainda maiores.

Existem algumas técnicas para dar um bom feedback. É preciso ter equilíbrio, balanceando as críticas e os elogios ao longo da conversa. Por fim, é necessário ser claro e objetivo, garantindo que o funcionário entenda seus pontos de melhoria.

A importância da tecnologia para gestão

Como observamos, um gestor realmente influencia a produtividade no trabalho. Todavia, é cada vez mais importante o uso de novas tecnologias para planejar o que deve ser feito, bem como controlar e monitorar os resultados.

Nesse sentido, uma das tecnologias mais importantes é o sistema de gestão empresarial (ERP). Como falado, consiste em um software capaz de centralizar os diversos setores, áreas e equipes, otimizando o alinhamento na entrega de resultados. Um bom sistema também oferece relatórios gerenciais mais consistentes.

Em meados da quarta revolução industrial, período em que o mundo real e o digital estão cada vez mais integrados, usar a tecnologia correta é, também, uma fonte de diferencial competitivo. Logo, torna-se possível extrair melhores resultados, aumentar a produtividade e se diferenciar da concorrência.

Veja, agora você está por dentro do assunto! Sem dúvida, um gestor influencia a produtividade no trabalho e pode beneficiar a empresa em geral. Para tanto, vale seguir as dicas aqui citadas. Melhore a comunicação interna, seja um exemplo, crie uma cultura de alto desempenho, ofereça feedbacks e invista na tecnologia certa.

Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo: confira também este artigo e entenda qual é o papel do Business Intelligence em sua empresa. Boa leitura!


                    
Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber