Ficou Interessado?

Blog

Governança corporativa: o que é e como aplicá-la na prática?

Para uma empresa se manter competitiva no mercado e alcançar um lugar de destaque, é importante que ela tenha uma gestão eficaz, focada em organização, eficiência, cumprimento de regras e controle, além de demais práticas necessárias para administrar o negócio. Para auxiliar nesse processo, contar com a governança corporativa é fundamental.

Isso porque se trata de um método capaz de aprimorar a forma como a organização é gerenciada e de auxiliar na tomada de várias decisões estratégicas para que todos os objetivos sejam atingidos. Para explicar melhor o que é a governança corporativa e como aplicá-la, elaboramos este conteúdo com os principais pontos. Confira!

O que é governança corporativa e qual a sua importância?

Trata-se de uma prática de gestão que tem a finalidade de estabelecer a conformidade das normas dentro da empresa e, assim, tornar o caminho para a conquista dos propósitos mais simples. Melhora a qualidade financeira, entre outros aspectos relevantes para o desenvolvimento do negócio.

Entre os principais pontos que envolvem esse tipo de ação, estão equidade, transparência, responsabilidade corporativa e prestação de contas, com foco na regulamentação da administração da companhia. Ou seja, ela possibilita direcionar e controlar a organização para aumentar a confiança das partes interessadas, como acionistas, investidores, funcionários, fornecedores e demais parceiros.

Como aplicá-la na prática?

Existem algumas medidas que podem ser usadas para aplicar a governança corporativa na prática. Veja algumas delas!

Estabeleça uma estrutura organizacional clara

É importante que os colaboradores saibam a quem devem responder. Então, deixe claro quem são os líderes diretos, a quem eles devem se dirigir para que as atividades possam ser alinhadas, e as prioridades, estabelecidas.

Forme um conselho consultivo

Essa é uma medida inicial para a inserção da governança corporativa, afinal, esse conselho vai ajudar na implementação de valores e princípios e contribuir para a visão estratégica da empresa.

Ao constituir o conselho consultivo, o ideal é que haja a colaboração de conselheiros externos para apresentar uma ideia mais imparcial, sem a influência de fatores internos da companhia.

Utilize a tecnologia para otimizar os processos

Entre as funções do uso da tecnologia, está a de gerar mais eficiência e segurança nas práticas empresariais. Entre as ferramentas que podem ser adotadas, estão:

  • Sistema ERP: que permite um controle mais efetivo, seguro e centralizado dos dados e das informações dos diferentes setores do negócio, simplificando a colaboração da equipe e um processo decisório mais preciso e assertivo;
  • Low Code/No Code: esta tecnologia está cada vez mais presente nas empresas, pois permite a criação de softwares com mais agilidade e sem a necessidade de conhecimento em programação;
  • Cloud Computing: mantém a segurança de informações relevantes para o desenvolvimento da empresa, otimizando o fluxo de trabalho.

Monitore e avalie os projetos

O acompanhamento e a avaliação dos projetos são essenciais para uma boa governança corporativa, além de fortalecerem as atividades estratégicas da empresa. Isso porque é necessário conhecer os custos, as viabilidades dos serviços realizados e a rentabilidade das ações em andamento e elaborar ações corretivas em casos de identificação de erros durante o trajeto.

Esse é mais um motivo pelo qual é preciso usar a tecnologia para auxiliar na coleta e na análise das informações relativas aos processos e desempenhos.

Agora que você entende o que é governança corporativa e a importância da adoção de ferramentas eficazes nesse processo, você pode contar com uma plataforma de gestão personalizável, como o Pirâmide 360, que apresenta todas as funções que um ERP completo tem, atuando de forma flexível e intuitiva. Além disso, oferece inúmeras possibilidades de outros controles personalizados que podem ser criados conforme a necessidade de cada empresa, gerando maior transparência na gestão, estimulando a colaboração, a produtividade e a integração em todos os setores.

Quer conhecer um pouco melhor as nossas soluções? Então, aproveite para entrar em contato agora mesmo!

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber