Ficou Interessado?

Blog

Por que investir em um ERP personalizado para o seu negócio?

Se a tecnologia pode agilizar e facilitar tarefas, além de tornar o seu negócio mais rentável, por que não adotar sistemas qualificados? Um ERP personalizado é capaz de gerenciar a sua empresa com mais eficácia e controle.

Atualmente, em um cenário tão concorrido, não existe espaço para gargalos, erros e processos repetitivos. Quanto mais confiáveis, funcionais e precisas forem as suas atividades, maiores são as chances de conquistar ótimos resultados e se destacar no mercado.

O ERP é uma ferramenta de gestão indispensável para a evolução de qualquer organização. Além disso é essencial para as empresas, independentemente do seu porte ou segmento. Quando customizado para atender a necessidades específicas, esse software pode promover ganhos ainda mais expressivos.

Quer saber por que você deve investir nessa solução e quais são seus principais benefícios? Continue a leitura deste post e fique por dentro de tudo sobre o tema!

O que é um ERP personalizado e como ele funciona na prática?

O ERP — Enterprise Resource Planning, em tradução livre para o português, Sistema de Planejamento dos Recursos da Empresa — é um software de gestão completo e robusto.

Seu objetivo é, entre outras coisas, otimizar e organizar todas as instâncias do negócio. Assim, garante uma administração mais dinâmica das atividades e aprimorando o controle e os resultados. Em razão de seus inúmeros benefícios e da sua versatilidade, ele é amplamente adotado em muitas empresas.

O ERP é composto por diversos módulos e funcionalidades que atendem a todos os setores de um negócio, desde logística e suprimentos até RH e comercial, por exemplo. Por isso, muitas instituições sentem a necessidade de substituir as funções padronizadas desse sistema por outras customizadas, que atendam melhor às suas demandas reais.

Sendo assim, o ERP personalizado é desenvolvido por especialistas que levam em consideração aspectos como:

  • o ramo de atividade da empresa;
  • suas metodologias de trabalho;
  • rotinas e departamentos;
  • preferências do usuário.

Logo, em vez de adquirir um software genérico, uma empresa entra em contato com um fornecedor confiável para encomendar uma solução mais flexível, que incluirá apenas as ferramentas e recursos que serão, de fato, úteis para o negócio.

Muitas vezes, as organizações pagam por um sistema com comandos que nunca são usados por não serem pertinentes para o dia a dia do negócio — o que representa um desperdício de investimento.

Dessa forma, vale a pena contar com um fornecedor parceiro para desenhar um layout que seja ideal para a equipe, bem como incluir ou remover ferramentas de acordo com as prioridades e necessidades atuais.

Qual é o momento ideal para adquirir esse sistema e qual é sua importância?

Por mais que existam várias ótimas soluções e programas no mercado, cada empresa tem suas demandas específicas. Então, dificilmente encontrarão um software que conseguirá atendê-las de forma satisfatória.

Portanto, contratar um ERP personalizado é uma excelente iniciativa para potencializar o uso dessa ferramenta em um negócio e torná-lo mais produtivo. Dessa forma, seus comandos serão configurados para responder e cuidar de situações e processos relacionados às particularidades da instituição.

Assim, tanto os gestores quanto os colaboradores conseguirão tirar melhor proveito da ferramenta e operá-la de forma descomplicada e intuitiva — já que as funções presentes na plataforma fazem sentido para seu dia a dia.

Quais são as vantagens de um ERP personalizado?

O ERP é um software que, por si só, oferece uma série de benefícios. Quando personalizado, ele se torna um aliado ainda mais poderoso para o negócio.

Entenda porque isso acontece e conheça as 4 principais vantagens de contratar uma solução sob demanda. Confira!

1. Aumento da produtividade e eficiência

Uma das propostas mais importantes de softwares como o ERP é que eles promovem a integração dos setores e a automação das tarefas. Desse jeito, processos lentos, manuais e burocráticos ganham novos contornos, tornando-se mais rápidos e eficazes.

Isso permite que, em vez de gastar horas concentrados em uma só tarefa, os colaboradores tenham uma rotina mais dinâmica e produtiva. Com o respaldo de um sistema moderno e digital, eles são capazes de fazer mais em menos tempo. Assim, é possível ter uma resposta dos processos com mais agilidade e precisão.

Da mesma forma, o trabalho dos gestores também é otimizado. Isso acontece porque eles conseguem monitorar, em tempo real, todos os resultados e procedimentos, encontrar melhores soluções e localizar falhas e demandas com mais facilidade.

2. Maior facilidade de implementação e adaptação

Em geral, quando uma empresa compra um software genérico ela precisa interromper suas atividades para que o sistema seja implantado e testado.

Ao longo desse processo, sempre podem ocorrer falhas e ajustes, prolongando o tempo de instalação. Assim, o trabalho das equipes é diretamente afetado, pois ainda terão que passar por treinamentos para saber como operar o programa.

Em contrapartida, a implementação de um ERP personalizado é planejada junto à empresa parceira e feita por partes. Dessa forma, cada módulo é integrado por vez.

Logo no início do projeto é desenhado um cronograma que abrange itens como a instalação da ferramenta em cada departamento, capacitação, entre outros, até que todo o processo seja concluído.

Consequentemente, a instalação do software não exige uma parada total das operações e não afeta drasticamente a produtividade. Erros e correções são solucionados ao longo do projeto e, dessa forma, o tempo total de implementação é reduzido e a adaptação é facilitada.

3. Mais controle e segurança

Com um sistema seguro e de qualidade, todos os dados da empresa são centralizados e salvos em um só lugar, o que dificulta muito o extravio de informações e as fraudes.

Similarmente, essa característica contribui para reforçar o controle: como todas as informações são concentradas, o acesso a elas é mais fácil e os gestores ficam mais tranquilos, pois não serão perdidas.

4. Flexibilidade

O ERP otimiza a gestão de um empreendimento e promove maior controle de todos os seus processos, pedidos e produções. Com mais organização e confiabilidade, as equipes têm mais tempo para se dedicar aos assuntos estratégicos do negócio.

Além disso, a empresa passa a contar com rotinas digitais mais inteligentes e, em função disso, torna-se mais flexível e estruturada para crescer, atender mais clientes e planejar o futuro.

Com o ERP Personalizado essa flexibilidade vai além. Isso porque ele se ajusta à rotina da empresa, pois tem a capacidade de integrar aplicações para controles específicos do negócio.

Como escolher o melhor ERP personalizado para o seu negócio?

Existem alguns fatores que podem ser avaliados antes de escolher a melhor ferramenta para a sua empresa. Conheça alguns deles!

Identificação com as necessidades da empresa

Esse é um ponto muito importante que deve ser avaliado. Por esse motivo, é fundamental entender o que se espera controlar e acessar na plataforma. Então, averigue quais os processos que podem ser automatizados e quais tarefas da rotina podem ser aprimoradas com a implementação de um bom sistema.

Funcionalidade do sistema

Depois de entender quais são as necessidades do negócio, verifique com muita atenção quais funcionalidades o sistema ERP tem. Nem sempre a ferramenta adequada precisa ser constituída de funções rebuscadas. O mais importante é que ela tenha as funções apropriadas para o seu tipo de atividade e suas demandas.

Facilidade de implementação do sistema ERP

Existem plataformas que podem ser instaladas de forma simples, enquanto outras exigem uma estrutura maior. Por isso, veja se a sua empresa necessita de algo mais elaborado ou se uma solução menos robusta pode resolver o problema. Observe também se sua equipe precisará de treinamento para utilizar o sistema ou se ele é de fácil compreensão.

Custo x benefício

Defina um limite a ser gasto com a implementação do sistema ERP e as opções que cabem no orçamento. Isso porque, como é possível realizar sua personalização, você pode escolher os módulos e funcionalidades para processos específicos.

Assim, o custo-benefício dessa tecnologia é bem variável, já que é pago pelo que é utilizado. Por isso, caso uma empresa consiga resolver suas demandas com poucos módulos, pagará menos do que ao utilizar um número maior de funções.

Estabilidade do sistema

Uma outra questão que precisa de atenção ao escolher um sistema ERP personalizado é se ele tem uma estabilidade sólida. Isso porque não existe nada mais desgastante do que lidar com um mecanismo instável, que trava toda hora ou apresenta um diversos tipos de problema.

Atualização frequente

A tecnologia avança de forma muito rápida, fazendo com que um dos principais medos de quem opta por investir em um sistema de ERP seja pagar por algo que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Para evitar que isso aconteça, verifique se a ferramenta sofre atualizações sistemáticas, se sua fábrica é certificada, se há ajustes técnicos e se há uma equipe para adequar as funcionalidades às mudanças, proporcionando um recurso moderno, atual e inovador.

Alinhamento do ERP aos objetivos da empresa

É fundamental que o ERP personalizado seja alinhado aos objetivos da empresa. A partir desse princípio fica mais fácil estipular os detalhes mais específicos do programa.

Uma empresa que decide investir em uma solução sob demanda, como o ERP personalizado, só tem a ganhar. Com menos erros e mais eficácia e produtividade, ela tem ao seu lado um sistema que otimiza seu fluxo de trabalho, tornando-a mais competitiva e aumentando a sua credibilidade!

Não optar por um ERP personalizado pode gerar consequências que influenciam na capacidade de sua empresa se aperfeiçoar na execução das suas rotinas, deixando de ter um trabalho mais qualificado. Para resolver esse problema, você pode contar com a nossa solução Pirâmide 360, que tem tudo que um ERP completo deve ter, numa plataforma de gestão expansível, onde muitas outras soluções podem estar conectadas entre si, ampliando os controles do negócio e dando uma visão em tempo real à gestão. Mais eficiência operacional com menor custo, acessibilidade e agilidade.

Agora que você já sabe como funciona um ERP personalizado e conhece os seus benefícios, não perca tempo e aprimore a gestão do seu negócio! Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços e expertise no assunto!

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 50 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.

 

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber