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Mudança não é um evento, mas um processo!

Por Delano de Valença, Head de Negócios Procenge

“O tempo vai dizer.” Se eu tivesse recebido um Real para cada vez que ouvisse esta declaração, já estaria voando para a lua com combustível verde. Não, o tempo não vai te dizer. Você nunca saberá se não perguntar, e hoje em dia pedir significa ouvir, fazer, tentar e melhorar.

Lembro-me de 2014, quando a digitalização era o tema quente e a indústria 4.0 se tornou mais do que um termo. Eu vi muitas, grandes reorganizações e empresas tentando derivar o impacto da digitalização para seus negócios. De repente, os projetos de TI se tornaram Projetos Digitais, o Design Thinking foi introduzido para literalmente tudo e o ágil foi o caminho a seguir, sem dúvida!

Blockchain era o termo mais badalado e o Vale do Silício certamente era ainda mais lotado de turistas de negócios do que Ibiza, Porto de Galinhas ou Nova York. Uma época louca, e ainda sinto esse espírito de otimismo. Estava claro que a transformação digital teria um impacto mais do que tecnologia e processos. A forma de trabalhar seria afetada, a centralização no cliente abriria mais oportunidades para construir relações ainda melhores.

Quanto mais isso ficava claro para todos, mais relutantes as pessoas ficavam. A forma como os negócios são feitos na indústria química parece estar inalterada há séculos. Diz-se que 80% das transações globais do setor são off-line, enquanto a maior parte digitalizada dos 20% é encontrada na China. As pessoas continuam comprando de outras pessoas e, ainda assim, os números e as pesquisas contam uma história diferente. Um, onde 50% dos compradores B2B têm entre 24 e 39 anos e 80% das decisões de compra são feitas antes mesmo de entrar em contato com qualquer venda, de preferência online, com facilidade e sem qualquer perturbação humana.

A coisa do dar e receber 

O jogo com a tecnologia é que você precisa inserir algum tipo de informação para obter algo em troca. Entrada e saída ou E / S, tão simples quanto isso. Fazer as perguntas certas nem sempre leva às respostas certas imediatamente. Frequentemente, esse é o ponto, quando um projeto é caracterizado como reprovado. “Os sistemas devem ser inteligentes por saber”, “Não tenho tempo para avaliar os dados”, “O processo funciona há muito tempo, por que mudá-lo?” e assim por diante. Alimentar um sistema com todo tipo de informação deve levar a um resultado, obviamente. E por que as coisas estão ficando mais complicadas, deveria ser o contrário, as pessoas se perguntam. Pelo que vejo, as empresas são ávidas por insights, mas estão se afogando no lago de dados.

Estou há muito tempo nisso tudo e entendo a complexidade da mudança e o poder da resistência. E ainda, em uma retrospectiva, apenas algumas coisas realmente mudaram. Enquanto os conceitos ágeis estavam enterrados em cascata, o Design Thinking foi queimado como termo, embora a metodologia ainda seja válida, as divisões de negócios aceitaram seu papel de impulsionador, liderando a mudança ao gerar demanda relevante. Eles aceitaram amplamente, que há luz no fim do túnel, aceitando ou mesmo abraçando novas oportunidades. Não fosse pelo fato de que, embora a tecnologia tenha evoluído, as organizações e responsabilidades não. Não conheci nenhum departamento de TI configurado como Centro de Lucro. Enquanto a TI estiver fadada a ser medida em metas de resultados financeiros, o conflito com os negócios será inevitável, pois eles precisam crescer e manter os clientes fiéis. A confiança é a moeda definitiva para uma mudança empática bem-sucedida.

Não se muda o mundo apenas imaginando, mas fazendo, definindo os objetivos certos e conquistando os corações das pessoas que terão que lidar com o resultado como parte de sua vida diária de negócios. Seguindo esses três conselhos simples, fica difícil se esconder por trás da complexidade da indústria, peso dos ativos e dependências do processo. Se entendermos o propósito de avaliar dados, de deixar um sistema não só inteligente, mas de oferecer um assistente muito pessoal, 24 horas por dia, ajudando a atingir os objetivos pessoais, a percepção pode mudar. Não se trata da comunidade de colegas, de suas demandas e da questão de como refletir tudo isso em uma única solução, mas sim de desafios individuais, regionais ou do aumento da demanda de um cliente importante.

Às vezes, quando os projetos ainda são medidos da maneira antiga no Retorno do Investimento, que geralmente termina em objetivos de linha de fundo, a discussão sobre valor agregado muitas vezes tem que esperar na segunda linha.

O maior perigo em tempos de turbulência não é a turbulência; é agir com a lógica de ontem. 

Peter Ducker

A resistência é natural, trate-a da maneira certa 

Elisabeth Kübler-Ross foi uma psiquiatra suíço-americana, pioneira nos estudos de quase morte. Ela também foi a primeira a discutir a teoria dos cinco estágios do luto, também conhecido como “modelo Kuebler-Ross”. Deixar as coisas irem faz parte da mudança. Se você gosta de gerenciamento de mudanças, ou se precisa melhorar a adoção de seu projeto, recomendo enfaticamente dedicar algum tempo para derivar as sobreposições de quase morte e tristeza para seus desafios.

É incrível que a resistência siga os mesmos padrões, seja para convencer seu parceiro de que você precisa desesperadamente do novo Apple Watch série 6 (embora sua série 4 atual seja totalmente boa), ou convencer uma organização, de que uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente é fundamental para o futuro de sucesso da empresa.

Lembre-se, como aquele que está no papel de convencer, você está sempre em uma posição especial, pois está muito à frente com experiência e em sua maturidade de decisão. Normalmente, um convincente se encontraria fora do vale das lágrimas, entre a Experiência e a Decisão. Ao lidar com todas as partes interessadas relevantes ao longo deste processo de mudança empática, você será confrontado com as perguntas e desafios certos. Isso também pode ser usado como seu “conjunto de pontos de medição” para o sucesso do projeto. Se você seguir estritamente essa abordagem, se verá em uma posição em que as ferramentas e a tecnologia são secundárias, mais capacitadores do que o equipamento campeão final. Os insights que você obtém são os problemas e os obstáculos da organização que impedem um passo real e ousado à frente. É claro que a infraestrutura, os processos e as ferramentas precisam pavimentar o caminho, mas eles seguem as necessidades – não o contrário.

Em Resumo

Existem muitas maneiras de gerenciar a mudança. Aquele que comunica os planos de ativação, ondas e planos de treinamento são importantes, como parte de um projeto. Existem outros tipos de mudança, mais relacionados à cultura de uma empresa, temperados com a cultura regional. Você precisa aceitá-los em vez de ignorá-los, pois esses tipos podem ser os impulsionadores que influenciam o sucesso de qualquer projeto ou transformação. A tecnologia pode ajudar com qualquer mudança, mas requer uma certa base de fãs no nível do patrocinador, já que você pode precisar lidar com coisas que não quer ouvir.

A alavanca que impulsiona a mudança por meio da comunicação em um vídeo ou por e-mail de cima para baixo é limitada. É o espírito e a alma que você precisa tocar para construir confiança.

Aceite a mudança como ela é – sempre um processo.

Sobre a Procenge

Somos uma empresa de TI com mais de 45 anos de mercado e fazemos parte do Porto Digital. Desenvolvemos soluções de gestão empresarial personalizadas para empresas de médio e grande porte em todo o Brasil. Nosso objetivo é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios de forma inovadora, gerando resultados sustentáveis.

Nossa principal solução é o Pirâmide 360, uma flexível plataforma de sistemas personalizados e integrados, capaz de atender as necessidades de transformação digital das empresas. Agende uma demonstração.

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