Nem sempre atrair novos mercados é sinônimo de mudar de área. Muitas vezes, isso se dá com uma simples percepção de que há espaço dentro do próprio negócio para uma nova abordagem.

Quer um exemplo prático disso? Quando uma proprietária de um salão de beleza resolve investir na revenda de produtos dentro do salão. Na prática, ela sequer saiu do próprio espaço físico, mas criou uma alternativa para incrementar seus ganhos.

Entender isso é fundamental para que você possa conquistar novos nichos de mercado em seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia nosso post!

Faça um planejamento inteligente

O que a proprietária do exemplo anterior nos mostra? Acima de tudo, uma compreensão de seu público-alvo, ou seja, ela percebeu que ali, naquele espaço em que as pessoas passam muito tempo, ela teria as condições ideais para apresentar novos produtos que têm tudo a ver com o seu negócio.

Ao investir na revenda de produtos, ela oferece à sua clientela uma facilidade a mais: comprando no salão, esses clientes terão a consultoria de alguém em quem confiam para tirar dúvidas e conhecer os produtos.

Esse exemplo simples ilustra a importância do planejamento na conquista de um novo mercado. Quando feito de maneira inteligente, ele envolve entendimento do público e as oportunidades disponíveis. Procure conhecer seus clientes para atender as necessidades deles. Assim, você terá melhores condições para expandir seu negócio.

Conquiste seus clientes

Antes de investir em mudanças, concentre-se em atender melhor os clientes atuais. Isso garante que, no mínimo, você não os perderá para a concorrência.

O raciocínio é muito simples: de que adianta ir em busca de novos clientes se nem os atuais você consegue manter? Não procure por um novo mercado sem garantir a plena adaptação ao seu atual. Muitas vezes, a solução para o problema de caixa que você pode estar enfrentado está dentro do próprio negócio.

Conhecer clientes diz respeito a corresponder às expectativas. Por isso, se concentre em entender as necessidades e anseios dos consumidores. Sabendo ouvir, você garante que não vai passar meses desenvolvendo soluções que nada tem a ver com aquilo que ele quer.

Além disso, não deixe de promover o seu negócio. É importante que seu negócio e sua marca estejam onde o cliente estiver. Isso pode ser feito a partir do investimento em campanhas de marketing eficientes, que alcancem as pessoas nos lugares frequentados por elas, seja físico ou digital.

Pensa que isso é difícil? Pois acredite: hoje, com o marketing digital, é possível usar as redes sociais para criar campanhas precisas, usando mídias orgânicas e pagas. Produza conteúdo de qualidade e consolide sua empresa nos canais em que a informação circula.

Identifique oportunidades

Para tanto, o melhor a se fazer é trabalhar com pesquisas. Em função dessas ferramentas, você terá condições de identificar as oportunidades que o mercado apresenta e, assim, oferecer novas soluções, ou seja, buscar novos mercados.

O exemplo anteriormente citado ilustrou bem uma identificação de oportunidade no próprio negócio. Existem também casos em que as oportunidades surgem para novas atividades. É o caso do Uber, que surgiu num cenário em que havia uma demanda por transporte de qualidade e preço baixo.

Essa brecha, deixada por municípios e grandes empresas de transporte, foi identificada por desenvolvedores do aplicativo. O resultado é que o Uber, hoje, é um dos negócios mais promissores do mundo. A pergunta que fica é: como ninguém pensou antes em usar um aplicativo de celular para aproximar motoristas e passageiros?

Encarando assim, parece trivial, mas a maioria das grandes ideias também é. Por isso, saiba identificar oportunidades nas brechas que o mercado apresenta, esteja sempre atento às necessidades do seu público e invista em soluções.

Estimule a inovação

A inovação é a mola propulsora para o crescimento de uma organização e a conquista de novos mercados. Mas não pense que ela só surge em função de altos investimentos. Independentemente do porte da empresa, ela só consegue inovar se o ambiente interno apresentar uma cultura voltada a isso.

E o que isso quer dizer? Quer dizer que elementos como missão, visão e valores da empresa também precisam estar voltados a mudanças sempre que o mercado exigir.

Os processos internos não podem estar “engessados”, como se o negócio não precisasse evoluir. Existem casos de grandes companhias que acabaram ficando ultrapassadas justamente porque não se adequaram às novas tendências e, assim, perderam espaço.

Procure considerar novas alternativas para inovar constantemente. Segundo o IPEA, empresas brasileiras investem menos de 1% do PIB em inovação. Isso é muito pouco. Não é à toa que, no nosso país, são poucas as empresas que tem conseguido inovar. Sem uma cultura voltada à inovação, a tendência é que, com o tempo, os procedimentos sejam perpetuados e se tornem ultrapassados.

Tenha uma estratégia para atrair novos mercados

Uma boa maneira para se colocar no mercado de maneira segura e eficiente é utilizando o modelo conhecido como “Matriz de Ansoff”. Nela, existem quatro estratégias possíveis.

Penetração de mercado

Quando sua empresa ainda não ocupa posição de liderança no mercado, você pode investir em soluções para aumentar sua presença nele. Assim, com um produto já existente, você pode se esforçar para vender mais aos clientes que já possui ou tentar tirar clientes da concorrência.

Desenvolvimento de mercado

São soluções que já existem num determinado mercado aplicadas em mercados diferentes. É o caso da exportação, que permite às empresas expandirem seu negócio ao oferecê-lo em outra região.

Com novos canais de distribuição, você pode usar o fator regional para obter melhores resultados com a venda de seu produto ou serviço.

Desenvolvimento de produtos

Quando uma marca de sabão em pó lança uma nova versão de seu produto, ela não está querendo dizer que o anterior era ruim, mas, sim, explorando uma nova tecnologia para criar uma reputação de inovação.

Isso acontece quando existe a intenção de apresentar uma atualização do produto no mercado em que ele atua, o que permite melhorar os resultados da empresa.

Diversificação

Acontece em momentos em que a empresa busca inserir produtos novos em um mercado novo. Na maioria dos casos, a diversificação ocorre quando a organização não encontra mais alternativas para investir no próprio segmento ou, ainda, quando suas perspectivas sobre o futuro do empreendimento parecem limitadas dentro de um único nicho de mercado.

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