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Saiba como fazer a transformação digital na sua empresa

Mobilidade, automação de tarefas, redes sociais, acesso remoto, serviços na nuvem e Business Intelligence: você já ouviu falar destes e de termos relacionados à implantação da transformação digital?

Muito mais do que modismos, transformação e reestruturação de processos, alinhadas com a cultura digital, são iniciativas progressivamente mais comuns nas empresas.

Isso acontece porque a computação e as mudanças promovidas pela internet contribuem cada vez mais para a melhoria das rotinas de trabalho e a experiência do cliente, aprimorando a produtividade dos negócios e as tomadas de decisão estratégicas.

Afinal, a era dos dados é uma realidade, e a tecnologia entrou no mercado e nas organizações para ficar. A sua empresa está preparada para essa transição? Continue lendo, entenda mais sobre o conceito de transformação digital e como implantar essa evolução no seu negócio!

O que é transformação digital?

A implantação da transformação digital é um processo pelo qual as instituições incorporam tecnologia e ferramentas para aprimorar sua performance e, assim, garantir resultados melhores.

Muitas empresas que se constituíram em um cenário pré-internet e pautavam suas estratégias em processos considerados atualmente defasados sentiram a necessidade de fazer uma mudança estrutural, com destaque para a tecnologia.

Por que as empresas precisam participar dessa mudança?

Aos poucos, cada vez mais empreendimentos percebem que essa metamorfose é mais do que necessária para se manter competitivo e relevante no mercado.

No entanto, engana-se quem pensa que isso acontece de forma superficial: é preciso investir tempo e recursos. Todavia, isso não significa que apenas grandes empresas que têm dinheiro podem realizar essa transição.

O desafio maior é encarar os impactos dessas mudanças sociais no mercado e nas pessoas, e entender como modernizar a gestão de um negócio para que ele seja mais disruptivo e alinhado com o futuro.

Por exemplo, o Brasil é líder no número de smartphones conectados na América Latina. São mais de 200 milhões de usuários. Isso significa que cada vez mais pessoas estão ligadas na internet, interessadas no assunto e, acima de tudo, realizando transações com seus dispositivos móveis.

Logo, são múltiplas as chances de conquistar mais clientes e fazer mais vendas por meios digitais.

Portanto, se a sua empresa ainda está restrita a processos burocráticos e ao mundo off-line, este é o momento de se reinventar e aproveitar novas oportunidades para atingir essa fatia do mercado.

Quais os benefícios da transformação digital para a empresa?

A transformação digital pressupõe a incorporação de recursos tecnológicos e métodos modernos que contribuem para:

  • adoção de processos automatizados que se tornam mais eficazes e inteligentes;
  • aperfeiçoamento da gestão de dados;
  • melhora do acompanhamento e mensuração de resultados;
  • redução de custos;
  • aumento da produtividade;
  • aprimoramento do atendimento e da satisfação dos clientes.

Como resultado, as empresas se tornam mais competitivas e estratégicas, tendo condições para conquistar novos nichos e clientes.

Portanto, a implantação da transformação digital favorece o aumento do faturamento e do market share. Além disso, o investimento em tecnologia e na presença digital reforça a relevância da marca.

Empreendimentos que apostam em táticas como sites, blogs e mídias sociais conseguem atrair número maior de visitantes e gerar mais interesse e engajamento.

Quais são os elementos do processo de implantação da transformação digital?

Apesar de desafiadora, a transformação digital é possível para empresas de diferentes setores e portes. Entretanto, o que é preciso para que ela se torne uma realidade em seu negócio? Confira quatro passos a seguir.

1. Defina os seus objetivos

Cada organização tem uma meta diferente que a motiva a começar a implantação da transformação digital. Algumas desejam reduzir custos e otimizar processos por meio da automação, enquanto outras querem expandir o mercado e potencializar a gestão com a inteligência de dados.

Os motivos — e os ganhos — são variados. Por isso, em um primeiro momento, os gestores devem se reunir e entender quais são os principais objetivos a serem alcançados com a mudança, ou seja, aonde a instituição pretende chegar.

Esses alvos vão nortear todas as estratégias e recursos adotados a partir da decisão.

2. Estude os recursos tecnológicos disponíveis

A implantação da transformação digital não apresenta limites ou parâmetros. Em linhas gerais, existem muitos caminhos possíveis e cabe à empresa definir o que é viável, o que se encaixa em seu perfil e, certamente, o que está alinhado com a etapa de planejamento que mencionamos acima.

Como exemplos, algumas possibilidades são:

  • criar um blog e/ou redes sociais;
  • investir em um e-commerce e no omnichannel;
  • apostar em soluções na nuvem (Cloud Computing);
  • elaborar um plano de mobilidade e adquirir tecnologia móvel;
  • internet das coisas.

3. Entenda o ciclo de vida dos serviços digitais

Agora, que você definiu metas e já sabe em quais recursos — digitais ou humanos, como a montagem de uma equipe para cuidar desse processo — vai investir, precisa considerar todo o ciclo de vida das soluções escolhidas, o que envolve sua projeção, desenvolvimento, implantação e gestão.

Saber exatamente o tempo de maturação de um serviço é uma excelente vantagem para compreender como tornar a evolução mais rápida e fazer upgrades.

4. Adapte-se e ponha o foco na melhoria contínua

Tratando-se de tecnologia, é interessante para a empresa que a transição digital seja ágil, pois as tendências e ferramentas estão em constante reinvenção. Da mesma maneira, o comportamento do cliente muda, bem como suas demandas e prioridades.

Logo, é essencial se manter informado e acompanhar o mercado para se adaptar e integrar novidades ao trabalho que já está sendo feito em sua empresa.

Essencialmente, vale ter em mente que essa transformação é uma trajetória contínua, um projeto que a sua empresa e a sua equipe precisam abraçar e incluir como base nos próximos planejamentos estratégicos e projeções.

Sendo assim, se você perceber que está em um patamar em que o negócio se tornou mais eficiente e rápido, não considere o projeto de transformação finalizado: sempre existirá algo novo para fazer e avaliar.

Iniciar a implantação da transformação digital é altamente benéfico para o seu empreendimento. Por isso, o que você está esperando para embarcar nessa jornada e usar a tecnologia e a inteligência estratégica para maximizar seus resultados? Coloque as nossas dicas em prática e mãos à obra!

Gostou de ler este post sobre a implantação da transformação digital? Então, continue aprimorando os seus conhecimentos sobre o assunto e saiba qual é a melhor maneira de implantar um software de gestão na sua empresa!

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