Transformação digital na área da saúde: entenda os principais impactos

6 minutos para ler

A transformação digital na área da saúde já é uma realidade. Basta comparar os serviços de hoje com o que era oferecido anos atrás para perceber inúmeras mudanças.

Como as evoluções são constantes, ficar de olho nelas se faz cada vez mais necessário. Por isso, vale a pena não só conhecer as soluções disponíveis, mas também, acompanhar as tendências que surgem. 

Quer saber mais sobre o tema e garantir a atualização que ele exige? Então confira o texto e faça bom uso das informações que traz. Boa leitura.

Impactos no mercado da saúde

Considerando os 3 estágios do tratamento, o preventivo, o curativo e o educacional, vemos que a transformação digital oferece grandes vantagens para o mercado da saúde.

No preventivo, recursos que oferecem à equipe médica condições para traçar o perfil epidemiológico do paciente com maior eficiência, permitem uma ação preventiva também mais efetiva.

Pense em poder identificar com antecedência, os riscos que uma pessoa tem de desenvolver problemas como diabetes e obesidade, por exemplo. Nesse sentido, informações registradas podem fazer a diferença na proteção do paciente.

Também em relação ao estágio curativo, a transformação digital oferece formas para que os profissionais acompanhem em tempo real tudo o que acontece com o paciente, tendo acesso ao seu histórico. Isso permite, por exemplo, que os médicos realizem diagnósticos mais eficazes por terem o suporte necessário.

No estágio educacional, os impactos permitem personalizar os tratamentos. Assim, médicos definem estratégias mais adequadas para agir em relação às características individuais dos pacientes. Dessa maneira, processos como o de monitorar situações se tornam simplificados. 

Tendências

É importante ter atenção às tecnologias que hoje já se apresentam como solução para as mais variadas situações na área médica. Considerando o espaço que existe para evolução, não fica difícil estimar o impacto dessas tendências nos próximos anos. Por isso, conheça algumas delas e saiba do potencial que apresentam.

Telemedicina

Com a telemedicina, uma consulta pode ser realizada a distância. Isso gera economia de tempo e dinheiro, fundamental para a viabilidade de um serviço de saúde. Pensando a partir do ponto de vista do paciente, essa tendência também é positiva. Pois, problemas como o deslocamento podem ser amenizados, algo fundamental principalmente nas grandes cidades, em que o trânsito costuma dificultar a ação das pessoas.

Tecnologia em nuvem

É raro pensar em tendências tecnológicas sem citar a tecnologia em nuvem. No que diz respeito à medicina não tem como ser diferente. Com a Cloud Computing é possível centralizar informações e mantê-las mais seguras.

A tecnologia em nuvem permite ao médico acessar instantaneamente o registro de seu paciente, mesmo que seja via smartphone. Assim, ainda que esteja distante da clínica, o responsável pode lidar com questões relevantes, gerando maior eficiência para o atendimento.

Powered by Rock Convert

Sem a tecnologia em nuvem, soluções que já trazem impacto significativo na área médica, como os prontuários eletrônicos, não seriam possíveis.

Inteligência artificial (IA)

Com a inteligência artificial é possível criar mecanismos para reproduzir a atividade humana na resolução de problemas. Como os computadores processam muitas informações, isso pode ser de grande valia para a área da saúde.

Com a IA, os sistemas existentes são transformados e se tornam úteis tanto na realização de diagnósticos quanto na prevenção de problemas. É a IA que permite à telemedicina deixar de ser somente uma imagem levada a lugares distantes para chegar às mesas de cirurgia.

Internet das coisas

A internet das coisas é um tipo de tecnologia que aproxima da rede, os itens usados no dia a dia. Assim, é possível conectar a casa e o carro, por exemplo.

No setor da saúde, essa solução pode aperfeiçoar ações como a medição de batimentos cardíacos, a avaliação de gordura corporal e peso, a verificação da pressão sanguínea, entre outras.

Com a evolução da tecnologia, isso só tende a ser aperfeiçoado nos próximos anos. No futuro mais distante então, isso certamente permitirá controlar melhor a saúde dos pacientes.

Big Data

Coletar, armazenar dados e extrair deles informações úteis para determinada atividade é o que tem transformado a realidade de empresas, instituições e agentes de todo o tipo no mundo. Na realidade médica, um bom trabalho com dados serve para prevenir e ajudar a curar doenças, revisando tratamentos e gerando práticas personalizadas de atendimento.

Essa sofisticação quem pode oferecer é o Big Data, uma ferramenta que une um grande volume de dados para gerar impacto em determinada atividade profissional. Quando esses dados são devidamente organizados, podem trazer benefícios expressivos para aquela realidade. Não à toa, o Big Data é uma das principais tendências para o futuro na área médica.

A importância da transformação

A tecnologia, quando aliada da medicina, gera uma série de benefícios para os envolvidos com a área. Na medicina diagnóstica, por exemplo, ela permite redução do tempo de recuperação, bem como a diminuição da ocorrência de procedimentos invasivos e a realização mais rápida de exames. Isso, além de simplificar o trabalho dos profissionais de saúde, também permite uma significativa melhora na vida dos pacientes.

De uma maneira geral, a transformação digital cria meios para aperfeiçoar procedimentos e gerar melhores resultados para a atividade médica. Sendo assim, quanto mais ela avança, melhores tendem a ser os processos que envolvem a vida das pessoas. Isso é muito importante.

A tecnologia tem a capacidade de impactar a área da saúde como um todo, seja por meio de inovações sofisticadas como as apresentadas no texto, seja via ações simples, como o envio de mensagens para confirmação de consultas, a realização de interações pelas redes sociais e a informatização dos dados clínicos. 

Enfim, estamos em um momento em que os efeitos da modernidade já alcançaram praticamente todos os setores da sociedade. No caso da medicina, mesmo que ainda existam inúmeras possibilidades de avanço, as soluções que hoje se apresentam já podem fazer toda a diferença na qualidade dos serviços oferecidos. Sendo assim, esteja sempre atento a eles e confira os resultados.  

Quer saber mais sobre transformação digital na área da saúde? Então clique nos links e conheça as nossas redes sociais: YouTubeTwitterFacebook e LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This