A administração financeira de uma empresa é uma tarefa que exige grande dedicação dos seus gerentes e diretores. Para gerenciar as contas é preciso acompanhar as vendas ou serviços prestados, monitorar a folha de pagamento dos funcionários e conhecer todas as finanças da empresa, o que exige visão sistêmica.

A gestão financeira focada em resultados tem como principal objetivo manter o negócio altamente rentável — aumentando os lucros por meio da redução de custos ou do aumento das vendas. Para se alcançar as metas com sucesso é fundamental que os gestores conheçam bem o mercado financeiro e saibam como administrar as contas da empresa.

Caso você esteja em busca de novas formas para aumentar os lucros do seu negócio, este post é para você! Confira a seguir e veja as melhores práticas de administração financeira focadas em resultados!

Gerenciamento do fluxo de caixa

Um dos principais pilares da administração financeira de qualquer negócio é o fluxo de caixa, ou seja, o controle de todas as despesas e proventos da empresa. O foco é manter o fluxo sempre positivo, pois assim consegue-se garantir que o negócio esteja preparado para eventuais emergências e contará com caixa disponível para futuros investimentos.

O gerenciamento do fluxo de caixa exige que sejam levantadas e conhecidas todas as transações financeiras. Somente assim é possível planejar as contas e detalhar todas as ações a serem tomadas no futuro pela empresa.

É muito importante também que os gestores acompanhem o fluxo de caixa de forma contínua. Assim, é possível se preparar e se adequar para todas as mudanças do mercado.

Controle do estoque

Todos os gestores sabem que manter o estoque elevado significa manter o “dinheiro parado”, diminuindo assim o capital disponível no caixa da empresa. Por outro lado, operar com estoque muito baixo pode interferir nas operações da empresa e prejudicando os resultados. Por isso, o controle dessa área é uma prática fundamental para uma administração financeira eficaz e focada nos resultados.

Para controlar o estoque é necessário que todos os itens estejam devidamente cadastrados. Após o registro de todos os produtos e componentes, é necessário monitorar todas as movimentações no estoque — entradas e saídas —, garantindo que não falte nenhum item.

Avaliação e eliminação de gargalos

A expressão “gargalo” é muito conhecida pelos gestores, referindo-se a qualquer problema que possa interferir no desempenho do negócio. Essas barreiras e obstáculos prejudiciais à empresa podem surgir em qualquer etapa produtiva ou processo administrativo, alterando os resultados esperados e até mesmo os lucros da empresa.

Então, para eliminar esses gargalos e garantir uma administração financeira focada nos resultados, é fundamental que os diretores e gerentes conheçam e avaliem os processos mais impactantes da companhia. Assim, é possível monitorar os indicadores e o balanço da empresa.

Uso de um software de gestão

Muitos gestores realizam os controles financeiros por meio de planilhas. Controlar as contas, fluxo de caixa e realizar a gestão dessa forma pode ser um grande erro. As planilhas não são confiáveis, podendo conter erros de lançamento, além de permitirem que qualquer pessoa acesse e faça modificações.

Por isso, é fundamental que a sua empresa utilize um software de gerenciamento financeiro. Dessa forma, os gestores podem ter segurança nas informações e garantir a confiabilidade dos dados. Isso evita qualquer erro e potencializa os ganhos da empresa.

Agora que você já conhece as melhores práticas de administração financeira focadas em resultados, não deixe de seguir a Procenge nas redes sociais e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio! Acesse nosso Facebook, Twitter e LinkedIn