Se você se preocupa com tudo o que envolve a questão fiscal da sua empresa — ou seja, obrigações como impostos, tarifas e taxas —, saiba que está coberto de razão. O Brasil é tido como um dos lugares mais difíceis do mundo para se empreender em função dos impactos da carga tributária. Portanto, esse é um tema que, se não for devidamente compreendido, pode trazer problemas muito grande para o futuro do negócio.

Para evitar riscos na área, é preciso investir em soluções acertadas e eficientes. Isso significa não só trabalhar com especialistas na área fiscal, mas também contar com recursos que podem simplificar as ações da sua equipe. E foi para suprir também essa demanda que surgiram os sistemas ERPs.

Neste texto, vamos nos aprofundar nos principais benefícios de contar com um sistema ERP na área Fiscal da sua empresa. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Melhora o controle do fluxo de caixa

Com um software de gestão dedicado, você pode simplificar o controle das contas que tem para pagar e para receber. Isso é possível porque o ERP estrutura essas obrigações de tal maneira que você não perde mais tanto tempo com arquivos, evitando correr riscos de se atrapalhar e acabar perdendo algum documento — problemas comuns em empresas que ainda não contam com uma equipe específica para lidar com a questão fiscal.

O ERP permite um gerenciamento eficiente de entradas e saídas, modernizando e otimizando o seu negócio. Portanto, contar com um acesso facilitado às informações financeiras facilita uma administração mais voltada para os resultados.

Torna a gestão mais criteriosa

Quando você consegue captar dados e organizá-los, mesmo que em grande quantidade, a tendência é que cada ação que acontece dentro da empresa seja aperfeiçoada. Aqui, é preciso considerar todos os tipos de informação que uma companhia costuma gerar diariamente, mesmo aquelas que parecem não ter relação com a questão fiscal.

O fato é que alguns problemas de rotina podem se relacionar, mesmo que indiretamente, com obrigações futuras — e saber lidar com isso faz toda a diferença. Ter informações precisas sobre as operações facilita a identificação de gargalos, ajudando a gestão a agir de maneira a evitar problemas e tomar decisões mais adequadas.

De modo geral, o uso de um sistema ERP aperfeiçoa a relação da sua empresa com as informações, dando a ela condições para crescer de forma saudável.

Facilita a integração entre diferentes setores da empresa

É preciso ter em mente que o funcionamento de diferentes setores de uma empresa influencia significativamente na sua área contábil. Sem uma contabilidade eficiente, então, dificilmente a sua empresa terá condições de crescer, já que terá que conviver com uma gestão tributária equivocada e incapaz de gerar economia tributária.

Para que a contabilidade seja feita de maneira adequada, é preciso investir em um trabalho qualificado com base nos dados gerados pela empresa. O primeiro passo para isso é reunir as informações em um mesmo lugar, de acesso simplificado — e essa é uma das principais funções de um ERP.

Oferece vantagens competitivas

Como você viu ali em cima, uma gestão eficiente deve ser capaz de usar os recursos disponíveis para garantir vantagem competitiva. Nesse aspecto, o ERP é o sistema que gera maior segurança em relação às obrigações, evitando desde retrabalhos no manuseio de documentos até gastos maiores com o pagamento de impostos desnecessários ou multas decorrentes de erros.

Além disso, o sistema permite melhorar o posicionamento da marca diante da concorrência. Um dos motivos para isso é a simplificação do planejamento tributário, por exemplo. Afinal, o software oferece informações mais confiáveis para que os processos sejam determinados, ajudando a companhia a atuar de maneira competente na gestão fiscal do período. Isso é algo que tende a gerar vantagem competitiva e criar condições para o crescimento da organização como um todo.

Otimiza o controle de despesas

O controle das despesas faz toda a diferença para a gestão fiscal de uma empresa. Sem isso, por mais que você ofereça um produto ou serviço de qualidade para seus consumidores, seus resultados estarão sempre comprometidos.

O ERP fiscal auxilia nessa questão ao oferecer o devido conhecimento que o gestor precisa ter sobre cada despesa. Lembre-se que, em muitos casos, o simples fato de não haver um planejamento fiscal faz com que a companhia gaste mais do que precisa com o pagamento de obrigações — e isso sem falar nos erros gerados pela falta de conhecimento legal sobre as obrigações.

Assim, quando é possível fazer um levantamento de dados a respeito de cada um dos setores que faz parte do empreendimento, é natural que surjam soluções até então imperceptíveis pela equipe. Esse é um caminho para rever ações e reduzir custos.

Permite o monitoramento da emissão de notas fiscais

É comum ver empresas gastando mais do que podem ao lidar com penalizações decorrentes de erros na gestão de notas fiscais. Para evitar que isso aconteça no seu negócio, é fundamental contar com um gerenciamento seguro. Ter uma atenção especial à legislação também é necessário para que, mesmo diante de um volume elevado de notas emitidas, sua empresa não corra riscos.

O software de gestão permite sofisticar o trabalho com esse tipo de documento. É essa tecnologia que pode dar ao processo maior rapidez e eficiência, sempre em compatibilidade com as exigências legais. Do contrário, você tende a se perder em meio a um processo realmente complexo e cansativo.

Essas razões são mais do que suficientes para mostrar a um gestor inovador a importância de buscar uma empresa de confiança para implementar um sistema ERP. Na hora da contratação, lembre-se que, além de existirem diferentes modelos no mercado, é preciso experiência para garantir que os benefícios apresentados pelo ERP seja compatíveis com o perfil da sua companhia e da sua equipe.

Garantindo uma boa implementação, o ERP servirá como complemento para melhorar a performance de seus colaboradores, fazendo do recurso um elemento capaz de gerar ganhos em produtividade, diminuição de custos, entre outros benefícios para a gestão fiscal.

Quer saber como podemos ajudar você a implementar o ERP fiscal no seu negócio? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas agora mesmo!